Política Titulo Brasília
Mantega quer conter aumentos do funcionalismo
09/02/2010 | 07:45
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pretende trabalhar junto à Câmara dos Deputados para que seja aprovado projeto de lei que cria limite para o crescimento da folha de pagamentos do serviço público federal.

Mantega considera o projeto importante para dar mais um sinal ao mercado de austeridade fiscal e sustentabilidade das contas públicas no longo prazo, um dos pontos mais questionados da gestão econômica do governo Lula.

A proposta, de autoria do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), define que no período de 2010 a 2019 a folha de pagamentos não poderá crescer anualmente mais do que 2,5% em termos reais (descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O projeto substituiu a ideia original do governo, que era de limitar a 1,5% ao ano o crescimento da folha de salários.

Uma fonte do governo reconhece que a aprovação do projeto dela não será fácil porque 2010 é ano de eleição e um dos lobbies mais fortes no Congresso Nacional é dos servidores públicos, que são base eleitoral do PT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;