Política Titulo Eleições
Heloísa Helena apoia radical de esquerda com fala mansa
31/01/2010 | 07:41
Compartilhar notícia


Um radical de esquerda tentará intrometer-se na polarização entre o candidato do PT e o dos tucanos na eleição presidencial de outubro. Martiniano Cavalcante pretende fazer o mesmo tipo de proposta da ex-senadora Heloísa Helena (Psol) na eleição de 2006, entre as quais a coletivização das propriedades e a democracia direta, com referendos para retirar do cargo políticos que forem considerados traidores do povo.

Tudo com muita calma, que é o seu jeito de falar. Em nada lembrará a inflamada candidata da esquerda que obteve na eleição passada 6.575.393 votos (6,85%) no primeiro turno.

Martiniano Cavalcante teve o nome lançado a pré-candidato presidencial pela própria Heloísa e por um grupo de outros 14 dirigentes do Psol, entre eles a deputada Luciana Genro (RS), desde que o partido interrompeu as conversações para formar uma aliança com o PV, que vai lançar a senadora Marina Silva (AC) à sucessão do presidente Lula.

Outros dois integrantes do partido pretendem também disputar a vaga: o ex-deputados Plínio Arruda Sampaio (SP) e João Batista Araújo, o Babá (RJ). Martiniano é tido como o favorito na disputa. A decisão será tomada em abril.

Ele está com 51 anos. É pai de cinco filhos, sendo os caçulas gêmeos, de sete anos. "Minha vida é a de um militante de esquerda, que sonha com um socialismo diferente, em que a propriedade seja coletivizada, em que o Estado seja defensor da sociedade e não do capital."

Nos anos 70 ele militou clandestinamente no velho PCB. Recusou-se a participar da formação do PT no início dos 80. Em 1992 ajudou a formar o PSTU. Mas saiu quando o partido passou a ser dominado pela ala Convergência Socialista, expulsa do PT. Voltou a ocupar lugar num partido em 2003, com o surgimento do Psol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;