Esportes Titulo Tênis
Federer vence Davydenko e pega Tsonga nas semifinais
Da AFP
27/01/2010 | 08:20
Compartilhar notícia


Totalmente dominado por Nikolay Davydenko no primeiro set, Roger Federer conseguiu virar o jogo em cima do russo e se impor por 3-1, parciais de 2-6, 6-3, 6-0 e 7-5, classificando-se para sua 23ª semifinal de Grand Slam consecutiva, nesta quarta-feira em Melbourne.

O próximo adversário do número um mundial, que busca o tetracampeonato na Austrália e o 16º Grand Slam de sua carreira, será Jo-Wilfried Tsonga, que venceu Novak Djokovic com parciais de 7-6, 6-7, 1-6, 6-3 e 6-1, numa revanche da decisão de 2008, em que o sérvio derrotou o francês e faturou o primeiro - e até hoje único - Grand Slam de sua carreira.

Com sua vitória sobre Davydenko e a derrota de Djokovic para Tsonga, Federer está seguro de continuar sendo o número um do mundo, pelo menos por um tempo.

Partidas - Nesta quarta-feira, Federer começou muito mal, com 16 erros não forçados nos seis primeiros games.

"Joguei muitas vezes contra Davydenko, e sei que ele pode funcionar por fases. Ele jogou muito bem no início, enquanto eu estava péssimo", declarou o suíço, que resolveu pisar no acelerador quando o placar estava em 3-3 no segundo set e ganhou 28 dos 31 pontos seguintes e 13 games consecutivos.

"Não sei como consegui voltar na partida", admitiu.

Tsonga, o próximo adversário de Federer, se aproveitou das dificuldades físicas de Djokovic, vítima de náuseas depois de ganhar o terceiro set de uma partida extremamente intensa.

O sérvio deixou a quadra depois de perder os dois primeiros games do quarto set, alegando vontade de vomitar. Quando voltou, deixou Tsonga abrir uma vantagem de 5-0 antes de ganhar os três games seguintes, mas já era tarde. Afiado, focado, o francês quebrou o serviço do sérvio duas vezes no quinto set.

"Estava melhor do que ele fisicamente. Ele jogou um tênis incrível nos três primeiros sets, que foram de altíssimo nível, e depois declinou", analisou Tsonga, que vai desafiar Federer sexta-feira às 06H30 de Brasília.

"Estarei pronto. Será difícil, contra o melhor tenista de todos os tempos, mas o público tem me ajudado muito", disse o francês, que já enfrentou Federer duas vezes e venceu uma, em 2009 em Montreal.

Apesar da derrota, Djokovic desbancará Nadal na vice-liderança do ranking mundial, desde que Andy Murray, que vai enfrentar o croata Marin Cilic na outra semifinal, não vença o torneio.

No feminino, a norte-americana Serena Williams, número um mundial, derrotou a bielorrussa Victoria Azarenka por 4-6, 7-6 e 6-2 e vai medir forças nas semifinais com a chinesa Li Na, que impediu um duelo entre irmãs em Melbourne ao eliminar Venus Williams com parciais de 2-6, 7-6 e 7-5.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;