Diarinho Titulo Música
Escola do Rock

Alunos da filial brasileira da escola aprendem a tocar
os instrumentos como se fizessem parte de uma banda

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
07/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Júlia Masson Chaves, 9 anos, de São Caetano, queria fazer aula de violão e guitarra. A mãe e a avó foram em busca de escola e encontraram na cidade uma bem diferente. Logo no primeiro dia, a menina percebeu que aprenderia a tocar os instrumentos de jeito incomum.

Ela estuda na School of Rock (Escola do Rock, em português), primeira unidade brasileira da famosa escola norte-americana que até inspirou filme (saiba mais ao lado). Lá, os alunos se transformam em integrantes de uma banda. "É como se fôssemos os artistas tocando no palco", afirma Júlia.

As aulas usam músicas de bandas clássicas, como The Beatles, AC/DC, Ramones e The Rolling Stones. Como nem todos as conhecem, os professores explicam quem são, suas influências e a época em que fizeram sucesso. "Já tinha escutado Beatles. Uma amiga tem todos os CDs", diz Júlia. O irmão Lucas, 6, faz aulas de bateria e, em pouco tempo, descobriu o segredo do instrumento. "Precisa de concentração e força para não deixar a baqueta cair."

Os alunos frequentam a escola duas vezes na semana; têm 45 minutos de aula individual e três horas em grupo. Fazem exercícios que parecem brincadeiras, mas que também ajudam no desenvolvimento da audição e coordenação. Às vezes, rola bagunça, mas logo ficam quietinhos para ouvir a explicação. Antes de tocar a música, a dividem em partes (introdução, verso e refrão) para entender sua estrutura. Além disso, recebem dicas de como se comportar no palco.

Ninguém sabe se um dia se tornarão rock stars (estrelas do rock), mas garantem que se divertem muito. "Você consegue ouvir os instrumentos e saber a hora certa em que cada um começa na música", conta Maria Fernanda Clemente, 10, de São Caetano, que toca guitarra. Para ela, o importante é curtir o que faz. "Gosto de ver vídeos no YouTube. Sei que preciso treinar muito."

 

Saiba mais

- Muitas bandas de rock, conhecidas no Brasil e Exterior, surgiram no Grande ABC. Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura é um dos artistas mais famosos da região.

- Treze de julho é o Dia Mundial do Rock. Na data, em 1985, aconteceu o Live Aid, concerto musical com vários roqueiros que arrecadou doações para combater a fome na Etiópia.

- O rock surgiu nos Estados Unidos nos anos 1950, mas ganhou força a partir dos anos 1960, quando os ingleses começaram a mostrar seu talento, caso das bandas The Beatles, The Rolling Stones, entre outras.

- O rock'n'roll é mais do que música para quem é roqueiro; trata-se de estilo de vida. É movimento de jovens que, no passado, não tinham espaço e liberdade para se expressar. Por isso, usaram o som para manifestar suas ideias e mostrar atitude.

 

Consultoria de Ricardo Fernandes, diretor musical da Escola do Rock de São Caetano.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;