Política Titulo Novo round
Oposição entra com representação no TSE contra Lula e Dilma
22/01/2010 | 07:59
Compartilhar notícia


Em novo round na pré-campanha pelo Palácio do Planalto, os partidos de oposição acionaram formalmente o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata governista à Presidência da República.

PSDB, DEM e PPS acusam Lula e Dilma de fazerem propaganda eleitoral antecipada e pedem que o TSE aplique como punição a cobrança da multa máxima prevista para quem descumpre a legislação, que estabelece que a propaganda eleitoral somente pode ser feita depois de 5 de julho, sob pena de pagamento de multa de R$ 5.000 a R$ 25 mil ou valor equivalente ao custo da propaganda.

Segundo a oposição, Lula e Dilma teriam feito propaganda irregular durante inaugurações na terça-feira, em Minas Gerais. A justificativa usada é que mesmo que não haja referência expressa à candidatura da ministra Dilma nem pedido expresso de voto, a realização de eventos como os promovidos em Minas Gerais consegue levar ao conhecimento da população o nome de uma agente pública que, se depender da vontade do presidente, será oficialmente anunciada como candidata à sucessão presidencial.

Os três partidos afirmam que não são novas as notícias sobre a propaganda lulista em favor de Dilma. Reconhecem que o TSE já se manifestou e rejeitou outras reclamações apresentadas contra Lula e Dilma por suposta propaganda eleitoral antecipada, mas avaliam que desta vez é diferente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;