Política Titulo São Bernardo
Marinho tenta atrair PMDB para a base aliada em São Bernardo

As conversas podem ser mais incisivas depois de os peemedebistas fecharem acordo com o PT nacional

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
22/01/2010 | 07:57
Compartilhar notícia


A base aliada do governo Luiz Marinho (PT) em São Bernardo investirá na tentativa de atrair para o grupo de apoio da administração os dois vereadores do PMDB - Tunico Vieira e Gilberto França - após a volta das sessões ordinárias, no dia 3. As conversas também podem ser mais incisivas depois de os peemedebistas fecharem formalmente acordo com o PT em âmbito nacional.

O líder do governo na Câmara, Tião Mateus (PT), afirmou no fim do ano passado que a solução para destravar o nó no Legislativo - são dez vereadores de sustentação e dez de oposição - seria cooptar os parlamentares do PMDB.

Em 2009, algumas investidas foram feitas, mas em vão. Novas empreitadas estão por vir, porém, o bloco contrário à gestão petista demonstra unidade e as ofensivas governistas podem ficar apenas em tentativas.

"Vamos aguardar as próximas semanas. A aliança entre PMDB e PT na chapa federal pode facilitar as coisas. A perspectiva é de os dois partidos estarem muito próximos e isso deve refletir nos Estados e nas cidades", avalia Tião, confiante.

O PMDB é a maior legenda do Brasil, levando-se em consideração o número de prefeitos (1.201), vereadores (8.497), deputados estaduais (172), federais (91), governadores (nove) e ministros (seis), além de 2 milhões de filiados.

A composição com o PT, porém, deve ser oficializada dia 6, quando a sigla realizará sua convenção nacional. O nome do indicado a vice-presidente da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), candidata do Planalto, será definido posteriormente. Segundo nota oficial do site do PMDB, foi realizada ontem reunião da executiva, em Brasília, mas o assunto não entrou em pauta.

"Ela (a candidatura a vice) só será discutida quando consolidar-se a aliança eleitoral, sendo certo que o PMDB possui inúmeros nomes capazes de ocupar essa vaga, o que será objeto de futuras conversações", anuncia um trecho do documento assinado pelo presidente do partido, Michel Temer, um dos cotados para o cargo.

SESSÃO - O projeto que cria o Orçamento Participativo em São Bernardo, uma das principais bandeiras de administrações petistas, deve ser apreciado nas primeiras sessões do ano. "Faremos reunião entre os integrantes do Executivo e a base de sustentação para esclarecer os pontos da matéria. Pretendemos iniciar as plenárias de consulta à população entre março e abril", observou Tião Mateus.

Também devem entrar na pauta das sessões inicias autorizações de convênios na Educação, criação de vagas para a Frente de Trabalho e a instituição do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes. "Esse último pode se tornar uma atração turística, pois envolverá festividade com embarcações no Riacho Grande, provavelmente no fim do ano", avalia o vereador petista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;