Internacional Titulo Sentença
China condena ex-dirigente estudantil a 9 anos de prisão
Da AFP
21/01/2010 | 09:51
Compartilhar notícia


Um ex-dirigente do movimento pró-democracia da praça de Tiananmen, em 1989, foi condenado a nove anos de prisão por fraude depois de ter sido expulso de Hong Kong, informaram nesta quinta-feira seu advogado e um grupo de defesa dos direitos humanos.

Zhu Yongjun, líder em 1989 da Federação Autônoma de Estudantes de Pequim, deverá também pagar uma multa de 80 mil iuanes (8 mil euros, US$ 11,7 mil), segundo o veredito de um tribunal da província de Sichuan.

O acusado foi detido na região administrativa chinesa de Hong Kong em setembro de 2008 e entregue à polícia do país comunista, em um caso que questionou o alto grau de autonomia da ex-colônia britânica devolvida à China em 1997.

Ao ser detido em Hong Kong, Zhu estava em posse de um passaporte falso e tentava tirar dinheiro de um banco, segundo o Centro de Informação sobre Direitos Humanos e Democracia, com sede em Hong Kong.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;