Economia Titulo Recuperação
Crescimento econômico da China foi de quase 9% em 2009
Da AFP
21/01/2010 | 09:48
Compartilhar notícia


A China registrou um crescimento de 8,7% no cálculo anual de 2009, superior ao esperado, confirmando a recuperação de sua economia, empurrada pelas medidas de relançamento do governo, anunciou nesta quinta-feira o SNE (Serviço Nacional de Estatísticas).

O PIB (Produto Interno Bruto) progrediu com regularidade durante todo o ano, para terminar com uma alta de dois dígitos no quarto trimestre, 10,7%, depois de 9,1% no terceiro, 7,9% no segundo e 6,2% no primeiro.

"O ano de 2009 foi o mais difícil do novo século para o desenvolvimento econômico da China", enfatizou, no entanto, Ma Jiantang, chefe do SNE, ao apresentar as cifras à imprensa.

Um componente deste retorno a um forte crescimento foi a soma dos investimentos com capitais fixos, incentivadas pelo grande plano de relançamento do governo, anunciado em 2008, num momento em que a China era atingida em cheio pela crise econômica mundial.

Nas zonas urbanas, esses investimentos aumentaram 30,5% (em alta de 4,4 pontos percentuais em relação a 2008).

A alta da produção industrial foi moderada no ano, 11%, mas se acelerou claramente no quarto trimestre: 18% no cálculo anual.

As vendas a varejo também se comportaram bem, com um aumento de 15,5% em 2009.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;