Economia Titulo Expansão
Consumo das famílias deve ter forte alta em 2010
Do Diário do Grande ABC
16/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O consumo das famílias vai crescer bem acima do PIB (Produto Interno Bruto) em 2010, elevando a fatia de participação na economia brasileira. Essas são as conclusões de estudos inéditos que a CNC (Confederação Nacional do Comércio) vai divulgar na próxima semana. O economista chefe da instituição, Carlos Thadeu de Freitas, adiantou que o levantamento mostrará que as famílias estão otimistas, dispostas a gastar mais, principalmente em bens duráveis.

Segundo ele, o consumo das famílias, que chegou a uma fatia de 64% do PIB em 2000 e regressou a um patamar de 61% em 2008, no qual deve ter permanecido em 2009 - os dados finais sobre o desempenho da economia no ano passado serão apresentados em março -, deverá elevar sua participação na economia para 63% em 2010.

Nas contas de Freitas, o consumo das famílias vai crescer 8% em 2010, acima da variação prevista para o PIB no ano, entre 5% e 6%. "Estamos entrando agora num novo ciclo favorável de expansão do consumo, como o que ocorreu depois do início do Plano Real, mas agora a expectativa é de que esse ciclo seja mais longo", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;