Internacional Titulo Susto
Terremoto de 7,2 graus de magnitude abala Ilhas Salomão

Na ilha de Rendova, algumas casas desabaram;
risco de tsunami não foi totalmente descartado

Da AFP
04/01/2010 | 08:53
Compartilhar notícia


Um terremoto de 7,2 graus abalou na manhã desta segunda-feira a região das Ilhas Salomão, no sudoeste do Pacífico, provocando danos e destruição em quase 500 casas, segundo autoridades que sobrevoaram a área próxima ao epicentro.

De acordo com o USGS (Instituto Geofísico dos Estados Unidos), o tremor aconteceu às 9h36 locais (20h36 de Brasília, domingo) no mar, a 30 km de profundidade e a 100 km da cidade de Gizo.

Um primeiro terremoto havia sacudido a região menos de uma hora antes, às 8h48 locais, 143 km ao sul-sudeste de Gizo, segunda maior cidade do arquipélago de Salomão, que tem 6.000 habitantes.

O Centro Nacional de Gestão de Desastres informou que provavelmente milhares de pessoas estão desabrigadas - as ilhas têm média de quatro a cinco moradores em cada casa, mas que uma avaliação mais precisa só será possível quando as autoridades chegarem à terra firme.

"Há quase 500 casas afetadas, mas nem todas ficaram totalmente destruídas", declarou o porta-voz do Centro, Julian Makaa.

Além dos danos materiais, e apesar de uma pequena onda provocada pelo terremoto, foram registrados apenas ferimentos leves em alguns habitantes.

"O terremoto provocou uma pequena onda e várias pessoas sofreram ferimentos leves quando fugiam do litoral a toda velocidade, vítimas do pânico", declarou.

A região de Gizo fica 360 km ao oeste-noroeste da capital, Honiara, na ilha de Guadalcanal, onde os habitantes sentiram o tremor, mas não foram registrados danos.

O Centro de Alerta de Tsunami não emitiu uma advertência geral, mas destacou que um "terremoto desta magnitude pode provocar ondas destrutivas ao longo da costa próxima ao epicentro".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;