Economia Titulo Estímulo
Santo André terá espaço de ajuda ao empresário

Prefeitura anunciou ontem a nova seção de fomento
durante inauguração da Sala do Empreendedor

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
05/04/2013 | 07:17
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André planeja criar, neste ano, espaço para fomentar o crescimento econômico das médias e pequenas empresas. "Deve sair neste ano", disse o prefeito, Carlos Grana. O projeto está em andamento, no entanto, necessita de ajustes para se adequar às demandas das companhias.

"Acredito que teremos a Sala do Empresário ainda no primeiro semestre", declarou a vice-prefeita, Oswana Fameli, que também é a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho. O anúncio ocorreu durante a inauguração da Sala do Empreendedor de Santo André, ontem, que está localizada no piso térreo do Paço.

O espaço do empresário deverá contar com o apoio de entidades, organizações e a iniciativa privada. Com a premissa de que as empresas já são consolidadas e precisam de ajuda em casos pontuais, o local terá características de consultoria. Mas segundo Oswana, tudo será gratuito.

Este conceito segue o mesmo já utilizado na Sala do Empreendedor, que começa os atendimentos hoje. A Prefeitura reunirá em um só local todas as suas áreas que exigem documentações e alvarás dos interessados em abrir os negócios. E as associações, sindicatos e instituições de fomento contribuirão com orientações, cursos e serviços aos empreendedores.

"É um momento muito importante. Unir as forças da iniciativa privada, poder público e outras organizações realmente fará a coisa caminhar", avaliou o diretor do escritório de Santo André do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Emanuel Teixeira, sobre a Sala do Empreendedor.

"Sabemos que os micro e pequenos empresários fazem nossa economia girar. Eles são responsáveis pela maioria dos empregos. É um passo à frente que damos para ter mais micro e pequenas empresas na região e, como resultado, mais empregos", declarou a gerente do Sebrae-SP para a região, Josephina Irene Cardelli.

Para o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Evenson Robles Dotto, o sucesso da sala é fato. "Juntar em um só local todos os processos para os empreendedores dará muita agilidade a eles", destacou. A entidade terá um plantonista na sala com quase todos os serviços prestados na sede, com exceção para aqueles que exigem sistema integrado com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

"As grandes empresas sempre iniciaram como pequenas. É muito importante ajudá-los", observou o vice-presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), Márcio Massao Shimomoto.

INÍCIO - Oswana explicou que os atendimentos de serviços pertinentes à Prefeitura ocorrerão de segunda-feira à sexta-feira, durante o horário comercial. Já os parceiros do poder público, como o Sebrae-SP, Sescon, Acisa e Ciesp ainda estão sem definição de agenda. "Até terça-feira já estará tudo pronto, com os dias certos da semana que eles terão representantes na sala", garantiu a secretária de Desenvolvimento Econômico.

Os atendimentos são destinados aos empreendedores cuja previsão ou o atual faturamento anual seja de até R$ 3,6 milhões (que são consideradas pequenas empresas). Também há limites para negócios instalados em Santo André. "No entanto, nada impede que os nossos parceiros deem orientações e cursos para micro e pequenos empresários de outras cidades aqui na sala", disse Oswana.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;