Internacional Titulo Inteligência
CIA foi informada sobre nigeriano que tentou cometer atentado durante voo

Pai de jovem se encontrou com agente da Inteligência americana para advertir sobre atitude radical do filho

Da AFP
30/12/2009 | 08:40
Compartilhar notícia


O pai do jovem nigeriano que tentou derrubar um avião com explosivos no Natal advertiu a CIA sobre a atitude radical do filho, revelou a imprensa americana na terça-feira.

Segundo uma fonte que pediu para não ser identificada, citada pela rede de televisão CNN, um relatório foi elaborado após um encontro entre o pai de Umar Faruk Abdulmutallab e um agente da CIA, que enviou o documento à sede da agência, na Virgínia.

O Wall Street Journal afirma que o pai de Abdulmutallab, um rico banqueiro e ex-ministro nigeriano, se reuniu com o agente da CIA na embaixada dos Estados Unidos em Abuja, capital da Nigéria, no dia 19 de novembro.

Abdulmutallab, de 23 anos, tentou explodir um voo entre Amsterdã e Detroit, com 290 pessoas a bordo.

Mais cedo, a imprensa dos EUA revelou que o jovem participava com frequência de um foro islâmico na Internet e pregava a Guerra Santa (Jihad).

Umar Faruk Abdulmutallab escrevia no www.gawaher.com sob o pseudônimo "Faruk1986", e fez 310 comentários, a partir de 2005, incluindo divagações sobre "como ocorrerá a grande Jihad", "como os muçulmanos vencerão" e "como dominarão o mundo inteiro e estabelecerão o maior império jamais visto".

O presidente americano, Barack Obama, admitiu hoje que o atentado frustrado "demonstrou falhas sistemáticas (...) totalmente inaceitáveis" no esquema de segurança interna dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;