Internacional Titulo Atentados
Paquistão: 33 mortos no atentado de segunda-feira em Karachi
Da AFP
29/12/2009 | 08:35
Compartilhar notícia


O atentado suicida contra uma procissão de muçulmanos xiitas na segunda-feira em Karachi deixou pelo menos 33 mortos e 60 feridos, segundo o balanço mais recente divulgado nesta terça-feira por Saghir Ahmad, ministro da Saúde da província de Sind, da qual Karachi é a capital.

O balanço anterior registrava 30 mortes.

As autoridades decretaram um dia de luto nesta terça-feira na cidade, em aparente calma e com trânsito reduzido horas após o atentado.

O atentado desencadeou uma série de atos violentos em toda a cidade, onde os peregrinos enfurecidos apedrejaram ambulâncias, atiraram para o alto e incendiaram dezenas de veículos e lojas.

Os bombeiros trabalharam até a noite para tentar controlar um grande incêndio nos mercados próximos ao local do atentado.

O primeiro-ministro do Paquistão, Yusuf Raza Gilani, condenou o ataque e pediu calma à população.

O homem-bomba detonou a carga explosiva na tarde de segunda-feira em uma ampla avenida, em meio a maior procissão programada no país por ocasião da Ashura, quando a minoria xiita recorda a morte do imãn Hussein no ano 680.

"Ele utilizou 16 quilos de explosivos muito potentes", afirmou um dos coordenadores da investigação, Munir Shaikh.

O governo acusou vários grupos islamitas sunitas, entre eles o TPP (Movimento dos Talibãs do Paquistão), pelo atentado.

Os xiitas representam aproximadamente 20% da população paquistanesa, majoritariamente sunita. Mais de 4.000 pessoas morreram em confrontos religiosos desde o fim dos anos 1980 no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;