Internacional Titulo Afeganistão
Talibãs divulgam vídeo de americano sequestrado no Afeganistão
Da AFP
25/12/2009 | 14:39
Compartilhar notícia


Os talibãs divulgaram nesta sexta-feira o segundo vídeo de Bowe Robert Bergdahl, soldado americano sequestrado no Afeganistão há seis meses que se tornou o primeiro militar dos Estados Unidos mantido em cativeiro pelos extremistas desde o início da intervenção militar ocidental em 2001.

No vídeo curto, as imagens mostram o soldado Bergdahl de pé, vestido com o uniforme, com capacete e óculos escuros. Assim como no primeiro vídeo divulgado em julho, mantém um discurso favorável aos sequestradores.

"Eu receio ter que dizer a vocês que esta guerra escapou de nossas mãos e que vai ser nosso próximo Vietnã, a não ser que o povo americano se levante para interromper este absurdo", afirma no vídeo o jovem de 23 anos, desaparecido desde 30 de junho.

O Exército americano anunciou em 2 de julho o sequestro na região sudeste do Afeganistão. No mesmo mês, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, denunciou o sequestro e afirmou que Washington fazia todo o possível para localizar e libertar o soldado.

O comando americano em Cabul e o Comando Central (CentCom) de Tampa Bay, na Flórida, informaram não estar a par do vídeo. A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que tem parte das tropas sob seu comando no Afeganistão, se recusou a fazer comentários.

Um porta-voz dos talibãs, Yusuf Ahmadi, declarou que o soldado não foi torturado e está sendo tratado de acordo com os preceitos da 'sharia' (lei islâmica) para prisioneiros de guerra.

"Com o vídeo, queremos mostrar ao mundo que é uma invasão do Afeganistão. Queremos mostrar que estamos ganhando esta guerra e que os invasores morrerão ou serão capturados como ele", disse Ahmadi.

Os talibãs exigem a libertação de seus prisioneiros dos centros de detenção americanos em troca da liberdade do soldado capturado.

Caso o Exército americano confirme que é Bowe Bergdahl quem aparece nas imagens, este será o segundo vídeo do soldado difundido pelos extremistas.

Em 19 de julho ele apareceu em um vídeo de 28 minutos. Na ocasião, o Exército americano denunciou um "instrumento de propaganda" dos talibãs.

Um homem que se apresentou como um comandante talibã na região, o mulá Bahram, afirmou que o refém estava em cativeiro no Waziristão do Norte, um distrito tribal paquistanês próximo da fronteira com o Afeganistão, considerado um reduto dos talibãs paquistaneses e uma base de retaguarda dos extremistas afegãos.

Mas outras fontes ligadas aos talibãs afirmam que o soldado americano estpa detido no sudeste do Afeganistão.

Nenhuma informação sobre o paradeiro foi confirmada.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou recentemente o envio ao Afeganistão de 30.000 soldados adicionais para reforçar o contingente de 71.000 militares mobilizados atualmente no país para lutar contra os talibãs, que foram expulsos do poder em 2001.

O ano de 2009 registra mais de 300 mortes de soldados americanos no Afeganistão, um número muito superior aos 155 do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;