Cultura & Lazer Titulo Ecologia
Peixes sensíveis a inseticidas voláteis
Juliana Blume
Ciência Hoje/PR
14/12/2009 | 07:24
Compartilhar notícia


Os impactos ambientais causados por inseticidas muito utilizados em cultivos agrícolas no Brasil (Sevin, Folisuper 600 e Decis) costumam passar despercebidos pelo fato de os compostos químicos desses produtos não serem detectados por análises químicas da água. Mas estudo feito pela bióloga Izonete Guiloski durante a elaboração de sua dissertação de mestrado, defendida no Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná, mostrou os danos causados por esses agrotóxicos em duas espécies de peixes nativos do Sul do Brasil, Uruguai e Paraguai: o cascudinho (Corydoras paleatus) e o cascudo (Hipostomus commersoni).

"Esses peixes são muito resistentes, e quando se tornam frágeis é porque o ambiente em que vivem está extremamente contaminado", conta Guiloski.

Experimentos com os tecidos vivos do cascudinho revelaram inibição de uma determinada enzima do cérebro (a acetilcolinesterase). Também mostraram que a espécie, muito sensível aos compostos Folisuper 600 e Sevin, pode sofrer alterações em sua função motora. Já testes in vitro em células hepáticas do cascudo indicaram que o Folisuper 600 induz a atividade da enzima catalase, responsável pela defesa antioxidante dos peixes.

A bióloga observa que, quando há uma mortandade de peixes, é comum que se aponte a falta de oxigênio na água como causa do problema. "Mas o desequilíbrio pode ter sido provocado por pesticidas", alerta.

Os resultados de seu trabalho foram enviados ao Instituto Ambiental do Paraná e deverão constar de um banco de dados a ser utilizado na elaboração da nova legislação ambiental do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;