O consumidor paulista está disposto a desembolsar entre R$ 81 e R$ 180 com os presentes de Natal, de acordo com a expectativa dos lojistas de shopping center apurada pela firma de consultoria Deloitte em parceria com a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). O otimismo dos empresários em relação ao desempenho deste ano é destaque no levantamento, onde 12% sinalizam faturamento maior e 14% esperam aumento no volume de vendas.
"Avaliamos que o incremento real nas vendas deverá ficar próximo ao alcançado em 2007, um dos melhores resultados do varejo", pontua Reynaldo Saad, sócio responsável pela área da indústria de varejo e bens de consumo da Deloitte.
Alguns dos fatores que contribuirão para um tíquete maior em relação ao período natalino passado são o aumento na renda do brasileiro e a melhora no índice de confiança do consumidor. Para Saad esses indicadores fazem que as pessoas consumam mais, mesmo que inconscientemente.
Para 21% dos lojistas ouvidos, os consumidores deverão gastar entre R$ 121 e R$ 180 em presentes neste Natal. Já para 17%, os gastos devem ficar entre R$ 81 a R$ 120. O estudo, realizado entre 25 de novembro e 4 de dezembro no Estado de São Paulo, revelou que 51% dos entrevistados prevêem que os consumidores vão parcelar suas compras em até três vezes.
"Em geral, os varejistas não estão dando mais do que 5% de desconto no pagamento à vista. Nesse caso, para o cliente, é mais interessante a compra a prazo", avalia Nabil Sahyoun, presidente da Alshop. Ele acrescenta que a ascensão da renda nas classes C e D será um dos principais fatores de impulso no valor do tíquete médio este ano. Saad acrescenta que os itens predominantes nas intenções de compra desta fatia da população são CDs, DVDs e roupas e acessórios.
O cenário positivo em relação ao desempenho no período mais fértil para as vendas no varejo, motivou 44% das redes pesquisadas a reforçarem o efetivo para atender melhor os consumidores.
CORRERIA - A pesquisa encabeçada pela Deloitte mostra que o brasileiro não deixará as compras para a última hora. Para 45% dos entrevistados, o período entre os dias 14 e 20 de dezembro, será o mais movimentado nos centros de compras, devido o início das férias escolares.
A pesquisa identificou que o maior público consumidor está na faixa de 36 a 45 anos, representando 46% dos clientes dos varejistas. Em seguida, estão os brasileiros com idade entre 26 e 35%, responsáveis por 33% da clientela do período.
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