Diarinho Titulo Palavra certa
'Já fazia dois anos'
Professor Pasquale
06/12/2009 | 07:11
Compartilhar notícia


Nas últimas colunas, tratamos do emprego dos verbos haver e existir. Vimos que, no padrão formal da língua, quando é empregado com o sentido de existir, ocorrer ou acontecer, o verbo haver é conjugado na terceira pessoa do singular, em qualquer tempo ou modo: "Há boas soluções", "Havia boas soluções", "Houve acidentes", "Haverá discussões", "Caso haja interessados", "Se houvesse novidades" etc.

Os verbos existir, ocorrer e acontecer, que podem ser sinônimos de haver, não têm nada com a história, ou seja, são conjugados no singular e no plural: "Existem boas soluções", "Existiam buracos imensos", "Ocorreram (ou aconteceram) acidentes" etc.

Também é bom lembrar que, quando é empregado com outros significados, o verbo haver é ‘normal', ou seja, é conjugado no singular e no plural: "As crianças ainda não haviam terminado a tarefa", "Os alunos se houveram bem no exame" etc.

Hoje vamos falar de outro verbo ‘diferente': fazer, que, no padrão formal da língua, também fica na terceira pessoa do singular quando é usado para indicar intervalo entre dois fatos ("Faz seis meses que não vejo sua prima", "Fazia dois anos que ela não vinha aqui").

Você deve lembrar que, na última coluna, falamos do verbo haver nas locuções verbais. Vimos que, se dizemos "Há boas soluções", "Havia muitos interessados", "Haverá boas soluções", devemos dizer "Deve haver boas soluções", "Devia haver muitos interessados", "Deverá haver boas soluções".

Com o verbo fazer ocorre exatamente o mesmo. Se dizemos "Faz seis meses que não vejo sua prima" ou "Fazia dois anos que ela não vinha aqui", devemos dizer "Deve fazer seis meses que não vejo sua prima" ou "Devia fazer dois anos que ela não vinha aqui".

Você certamente notou que o verbo dever que, nesse caso, é auxiliar, seguiu os passos do verbo fazer, o principal da locução verbal. Em outras palavras, se o verbo fazer fica no singular ("Faz seis meses que..."), os auxiliares dele também ficam ("Já devia fazer seis meses que...").

Não custa lembrar que não é em qualquer caso que se coloca o verbo fazer no singular. É preciso que ele indique intervalo entre dois fatos. Quando se diz "Os gêmeos fazem dez anos hoje" ou "Cinco anos fazem muita diferença", não se usa o verbo fazer para indicar intervalo entre dois fatos, certo?

No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;