Turismo Titulo Panorâmica
Restauração em Paris
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
04/04/2013 | 07:11
Compartilhar notícia
Divulgação


Uma das vistas mais famosas de Paris passará por restauração de longa duração. Mas não se trata da Torre Eiffel, e sim do Pantheon. Com 22 colunas e uma enorme cúpula branca, o edifício foi o ponto turístico mais alto da Cidade Luz até a inauguração da famigerada torre de ferro.

A reforma começará neste ano e está programada para terminar só em 2023. Orçada em 100 milhões de euros (cerca de R$ 258 milhões), a restauração terá cinco etapas. A primeira, que durará dois anos, começa neste ano e focará a cúpula. O segundo passo, que começa em 2015, cuidará do peristilo, o corredor sustentado pelas colunas. A partir de 2017 os arcos, suportes e paredes interiores serão restaurados, seguidos pelo tapume, em 2020, e pelo chão das áreas externas em 2022.

O monumento continuará recebendo turistas durante todo o processo. Além de resolver problemas estruturais do edifício, as obras também visam tornar o monumento acessível a pessoas com deficiência.

Construído entre 1764 e 1790, o Pantheon abriga os túmulos de personalidades como o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e a cientista Marie Curie (1867-1934). Foi uma grande obra do arquiteto Soufflot, concebido para tornar-se uma igreja dedicada a Santa Genoveva, padroeira de Paris.

Em 1791, o Pantheon foi consagrado pela Assembleia Constituinte como local de sepultamento, onde a nação celebraria a memória de seus grandes homens. Até hoje, é considerado um templo nacional. A história da França é representada por uma série de pinturas comemorativas em suas paredes.

O edifício tem 82 metros, somado à altura natural do monte de Santa Genoveva, no qual está localizado. O domo do Pantheon pode ser visto de todos os pontos da cidade.

 

MIRANTE

Melhor do que enfrentar filas para admirar a vista de Paris no alto da Torre Eiffel é poder contemplar do alto o cartão-postal mais famoso do mundo. E nem é preciso voar para ter acesso a esta visão privilegiada. Muito menos famosa que a estrutura de ferro trabalhado é a Torre Montparnasse, edifício comercial localizado no bairro que lhe empresta o nome.

Construída em 1973, foi o mais alto prédio de escritórios da Europa. Os franceses torceram o nariz para a construção, de 210 metros, que domina o horizonte de Montparnasse. Não demorou para que o prédio se transformasse em atração turística ao reservar o 59º andar para a contemplação da cidade, com um restaurante panorâmico e o elevador mais rápido do continente.

É possível apreciar os principais pontos de Paris com a ajuda de binóculos, painéis interativos, fotografias ampliadas e legendadas e, claro, todas as vidraças do andar que permitem visibilidade de até 40 quilômetros em dias claros. Deste ângulo, a vista para a Torre Eiffel se torna ainda mais poética.

Mais informações sobre preços de ingressos e horários de funcionamento no site www.tourmontparnasse56.com.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;