Turismo Titulo Colômbia
A inovadora Medellín

Preocupação com a natureza e a vocação empreendedora
lhe garantiram o título de cidade mais inovadora do mundo

Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
04/04/2013 | 07:58
Compartilhar notícia


A cidade colombiana da eterna primavera, Medellín, oferece inúmeras oportunidades de diversão e negócios, além de grande oferta gastronômica, comercial e turística. Não à toa, a capital do departamento da Antioquia superou mais de 200 cidades - incluindo metrópoles como Nova York (Estados Unidos) e Tel Aviv (Israel) - ao vencer o concurso City of The Year, organizado pelo Wall Street Journal e pelo Citigroup, recebendo o título de cidade mais inovadora do mundo em 2012.

Entre os principais motivos da escolha estão o grande potencial de progresso do município, resultante do processo de transformação que se iniciou há décadas e que converteu Medellín não só em uma das cidades mais importantes da Colômbia como também em um destino atrativo e estratégico para negócios, com modelo de gestão internacional.

"Acredito que esse novo título para Medellín representa uma nova oportunidade para divulgar para o mundo o grande potencial dessa cidade que se transformou significativamente por meio do fortalecimento da educação, renovação urbana e cultura", explica María Claudia Lacouture, presidente da Proexport Colômbia, entidade responsável pela promoção do turismo, investimento e exportações do país.

A segunda maior cidade colombiana se destaca também pelo moderno sistema de transporte e política ambiental, além de oferecer museus, centros culturais, bibliotecas e escolas públicas. Universitária por excelência, Medellín abriga mais de 130 mil estudantes de 35 instituições de ensino superior.

Entre as inovações, a cidade apresenta um sistema de transporte público que reduziu as emissões de gás carbônico em 175 mil toneladas ao ano. As escadas rolantes no bairro popular Comuna 13, por sua vez, reduziram o tempo de deslocamento dos habitantes de 35 para apenas seis minutos.

Construído em 1995, o metrô de Medellín é considerado um dos maiores da América Latina, com quatro linhas, 122 quilômetros de extensão e 31 estações. Já o Metrocable - cujas composições são ligadas por cabos - possui teleféricos com três linhas que se conectam ao metrô e permitem viajar nos bairros em diferentes níveis da cidade montanhosa. Para efeitos de comparação, o metrô de São Paulo opera desde 1974 e conta com apenas 74 quilômetros de extensão, divididos em cinco linhas e 64 estações.

Ainda segundo a presidente da Proexport Colômbia, Medellín tem muitos atrativos estratégicos que contribuíram para receber o prêmio, como infraestrutura, capital humano e cultura de negócios. Além disso, a cidade conta com grande capacidade em matéria de produção industrial, oferta turística variada e muitas oportunidades para investidores estrangeiros.

Isso sem falar no seu povo. Os paisas, como são chamados os nascidos em Medellín, ganharam a fama de empreendedores, visionários e grande negociadores. Com sua comida, seus cheiros e o colorido das ruas em cada um de seus pontos turísticos, Medellín é um deleite para os sentidos.

 

A arte de Botero

Medellín é também a cidade do pintor e escultor Fernando Botero, conhecido por suas obras de proporções volumosas. A cidade lhe rende uma bonita homenagem com a Praça Botero, ou Parque das Esculturas, com uma área de 7.500 metros quadrados que abriga 23 de suas esculturas gigantes de bronze.

O Parque das Esculturas se tornou um grande exemplo de revitalização paisagística e urbanística, ocupando o espaço do que antes era um antigo e deprimente galpão industrial, tornando-se um local de diversão e entretenimento que reflete a identidade colombiana.

Embora a praça, localizada em frente ao Museu de Antioquia, tenha sido construída em 1999, as instalações de Botero ganharam o lugar só a partir de 2002. É possível passar horas no parque contemplando a genialidade do artista colombiano. A cada seis meses é realizado trabalho de conservação de acordo com as instruções do escultor.

 

Floresta de concreto

A Capital da Antioquia é cheia de tesouros arquitetônicos capazes de estimular um passeio a pé até no mais sedentário dos turistas. Vale a visita à Praça de Cisneros, ou simplesmente Parque das Luzes. Localizado em um dos lugares estratégicos de Medellín, próximo à Biblioteca, ao Centro Administrativo e Institucional La Alpujarra e à velha estrada de ferro de Antioquia, a Praça de Cisneros era um mercado coberto e foi renomeada em honra do engenheiro cubano Francisco Javier Cisneros.

O monumento é composto por mais de 300 colunas apontando para o céu, cada uma com 24 metros de altura, e luzes que nascem no chão, totalizando 2.100 refletores capazes de simular as fases da lua em um espetáculo sem igual.

Fontes de água, plataformas de bambu e lâmpadas no chão formam uma bosque artificial com espaço destinado a encontros e concentrações massivas. Todas essas características tornam o Parque das Luzes um lugar mágico e ponto turístico obrigatório.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;