Internacional Titulo Religião
UE considera sinal negativo a proibição de minaretes na Suíça
Da AFP
30/11/2009 | 10:57
Compartilhar notícia


A UE (União Europeia) criticou nesta segunda-feira o fato dos suíços terem decidido no domingo em um referendo proibir a construção de novos minaretes e destacou que medida envia um "sinal negativo" ao mundo muçulmano.

"É a expressão de um preconceito e talvez de um medo, mas está claro que se trata de um sinal negativo, não tenho nenhuma dúvida", declarou o ministro sueco das Relações Exteriores, Carl Bildt, cujo país preside a UE no semestre.

A ministra sueca da Integração, Nyamko Sabumi, de origem africana, afirmou: "Apesar dos suíços terem um excelente sistema de consulta popular, às vezes pode ser utilizado da maneira errada, como neste caso".

"Não há problemas entre os muçulmanos e os europeus na União Europeia. Os muçulmanos são europeus", defendeu a jovem ministra.

Os suíços aprovaram no domingo com 57,5% dos votos a proibição dos novos minaretes, em resposta a uma campanha da direita populista, que considera estas construções um "símbolo político-religioso" do islã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;