Política Titulo Eleição petista
Salatiel ficará à frente de S.Bernardo por mais dois anos
Loli Puertas
Do Diário do Grande ABC
23/11/2009 | 07:19
Compartilhar notícia


Wanderlei Salatiel continua mais dois anos à frente do presidência do diretório de São Bernardo,com 73,98% dos votos.

O resultado mostra que a militância de São Bernardo aprovou a gestão do dirigente. O presidente reeleito, mesmo assim, diz ter ainda grandes desafios pela frente. "O principal e mais importante é conseguir reeleger a deputado federal Vicentinho (Vicente Paulo da Silva) e a deputada estadual Ana do Carmo", afirma Salatiel.

Além do desafio de reeleger os candidatos da região, Salatiel falou da importância do PT ganhar a governo do Estado. "Precisamos mudar o rumo da política praticada pelo Estado." Sobre a eleição à presidência, a missão, segundo Salatiel, é eleger a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Vamos colocar pela primeira vez uma mulher na presidência, sem falar que será a primeira vez que estaremos sem o candidato Lula."

O diretório de São Bernardo tem 6.700 militantes. Compareceram às urnas 2.600. Salatiel foi reeleito com 1.977. Ele é do mesmo seguimento do prefeito Luiz Marinho (Construindo Um Novo Brasil). O segundo colocado foi o vereador Luizinho, com 307 (11,55%), seguido por Antonio Tauvanes com 103 (4,25%). Brancos foram 191 (7,18%) e nulos, 72 (2,71%).

Ao falar das mudanças do partido, o presidente ressalta a importância de mudar o sistema de filiação. "Muitas pessoas vem se filiar sem saber a história deste partido. Alguns parecem que estão entrando para um clube de férias." A solução, segundo ele, é capacitar as pessoas, inclusive, politicamente. Salatial afirma que, ao vencer a Prefeitura, no ano passado, o PT municipal recebeu 800 filiações de uma vez.

Outra questão que o presidente eleito quer estudar é a centralização das votações do partido. "O militante chega a pegar duas conduções para chegar aqui. Temos que fortalecer os núcleos do partido para o militante votar em seus bairros."

As votações ocorreram num clima bastante unido. O segundo colocado, vereador Luizinho, afirmou que o PED foi um sucesso e que pretende ajudar Salatiel para o fortalecimento do partido. "Não trabalhamos um contra o outro. A eleição é uma disputa democrática. Vou colaborar para que meu companheiro realize uma boa gestão. Vou trabalhar para isso."

As eleições do PED de São Bernardo teve seis chapas e três candidatos. Salatiel contou com o apoio de quatro chapas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;