Política Titulo Câmara
Situação e oposição elogiam novo líder de São Bernardo
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
20/11/2009 | 08:34
Compartilhar notícia


O vereador de São Bernardo Tião Mateus (PT), novo líder do governo Luiz Marinho (PT) na Câmara, tem recebido elogios tanto da bancada aliada, como dos adversários. O parlamentar tem trabalhado para aprovar grande parte dos projetos parados na Casa. Com isso, tem feito o jogo da oposição na tentativa de angariar apoio a projetos do Executivo.

Há dez dias na função - substituiu José Ferreira (PT) que deixou o Legislativo para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania -, o petista atribui o sucesso inicial da empreitada ao fato de "gostar de conversar" com os parlamentares.

"Tião demonstrou ser um grande líder. O resultado do diálogo foi produtivo", exaltou o líder da oposição Ary de Oliveira (PSB), sobre as 29 proposituras aprovadas por acordo de bancadas na quarta-feira.

A admiração ao petista tem certa dose de motivação política. Requerimentos de informações dos vereadores contrários à administração Marinho estavam parados na pauta havia semanas. No acordo, muitos deles foram aprovados e, agora, o chefe do Executivo terá de responder aos questionamentos dos adversários.

O líder do governo, porém, não se incomoda com a possibilidade de causar certo desconforto à administração. "A Prefeitura tem de ter segurança para prestar informações para os parlamentares, sejam da situação ou da oposição", ressalta Tião, categórico.

Para o vereador, a discussão sobre os requerimentos e outras matérias de menor relevância - como concessão de plenário da Câmara para uso de entidades, outorga de títulos de cidadão e de medalhas para autoridades - travaram a pauta no primeiro semestre.

"Quero saber de projeto grande, como a reforma administrativa e o Orçamento 2010. Muitas vezes, pequenas proposituras eram objeto de grande debate, inclusive com picuinhas, e o principal ficava de lado", avalia o petista.

Elogios à parte, uma das provas de fogo para Tião neste novo momento do Legislativo deve ocorrer na quarta-feira, quando deve ser apreciada a peça orçamentária. "A expectativa é aprovar o projeto, com bastante diálogo com a oposição."

No primeiro semestre, os ânimos dos vereadores estavam exaltados, a ponto de em algumas ocasiões os parlamentares trocarem empurrões e ofensas.

Bom momento não garante aprovação de seus projetos
A aprovação à atuação de Tião Mateus na liderança de governo de Luiz Marinho não garante, no entanto, apoio dos aliados e oposicionistas num projeto de sua autoria, o qual classifica de "grande importância".

Tramita desde o ano passado na Câmara matéria do petista que propõe a realização de duas sessões por semana, assim como ocorre em Santo André, única cidade da região a ter jornada dupla.

O vereador aproveitou o embalo do bom momento e retomou o assunto. Sem sucesso, porém. Os motivos para negativas à proposta, tanto por parte da oposição quanto da situação, são muitos.

Mas o principal deles pode ser a inviabilização da TV Câmara, aprovada recentemente. Os gastos com a divulgação de uma sessão semanal no canal 17 a cabo, da Net, será de R$ 760 mil por mês. Com duas plenárias, o valor pode duplicar e o Legislativo pode não suportar os gastos.

Ainda assim, Tião acredita que o projeto pode ser bem-sucedido. A tática para reverter o quadro será dialogar. "Vou conversar com todos os parlamentares, expor os benefícios. A matéria é boa porque imprime maior dinamismo à Câmara. A cidade é grande, são 21 vereadores, há muitos projetos a serem apreciados", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;