Esportes Titulo Palmeiras
Sem poder cometer erros, Verdão vai para o 'tudo ou nada' no Sul

Equipe do Palestra Itália precisa vencer o Grêmio para
seguir na briga pelo título do Campeonato Brasileiro

Fernando Cappelli
Com Agências
18/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao Palmeiras, restam apenas três rodadas para acabar com o clima de incerteza adquirido nas últimas partidas e provar que o time ainda tem a competência necessária para garantir o título do Brasileiro. E o primeiro passo - visto como emergencial - será dado hoje à noite (21h50, com transmissão da Globo e da Bandeirantes), no Estádio Olímpico, contra o Grêmio, ainda invicto em casa.

O Verdão perdeu os cinco pontos de folga que tinha sobre o segundo colocado, e há duas rodadas perdeu a primeira posição (agora é o terceiro, com 59), São Paulo (líder) e Flamengo (vice).

Mesmo com as turbulências, o técnico Muricy Ramalho segue firme no discurso de que ainda não há motivos concretos para se abalar. O comandante do Alviverde ressaltou que esse é o momento oportuno para sua estrela brilhar.

"Estou acostumado com isso (pressão). Nos momentos ruins do time, sou muito bom. Nessas situações cresço muito. Às vezes falam que vão pisar, mas melhor não vir porque estou mais forte. Acredito muito no título ainda", avisou Muricy.

No último treino antes do compromisso da vez, o treinador vetou o acesso da imprensa, mas deu pista importante sobre a armação da equipe. Mesmo sem estar 100% em campo, o volante Pierre deve iniciar a disputa com os gaúchos.

"Ele (Pierre) só melhora de verdade se jogar. Atualmente é complicado porque estamos nas finais e em uma situação em que não há mais espaço para erros. Ele está bem clinicamente. A operação foi ótima, apesar da entorse no último jogo. Isso afetou um pouco, e ele não está 100%, mas deve jogar", afirmou o técnico.

A dúvida do palmeirense recai justamente sobre o meio-campo, setor mais carente do time desde a saída de Cleiton Xavier, que se recupera de lesão. Sem o camisa dez, o time ficou muito dependente de Diego Souza que, na visão de Muricy, não é um armador.

O desfalque no Olímpico fica por conta de Souza, que vai cumprir suspensão pelo terceiro amarelo recebido contra o Sport.

Exemplo recente motiva Diego Souza

Com São Paulo e Flamengo à frente da classificação do Brasileiro, o time de Muricy Ramalho não depende apenas de suas próprias pernas para conquistar o torneio depois de 15 anos na fila.

Mas o meia Diego Souza afirma que o título ainda é realidade plausível e usa um exemplo desta temporada para acreditar que o Alviverde pode terminar o ano como campeão.

Durante a disputa da Copa Libertadores da América, o Palmeiras foi apontado pelos críticos como candidato a eliminação precoce por conta da má campanha naquele que era considerado o grupo da morte: tinha Sport, Colo Colo (Chile) e LDU (Equador).

Na fase de grupos, o Verdão foi derrotado peos chilenos no Palestra Itália e viu sua passagem para as oitavas de final comprometida. Mas vitórias sobre o Sport e o próprio Colo Colo, ambas fora de casa, ajudaram a equipe a seguir para a fase de mata-mata do campeonato continental.

"Ninguém acreditava em nós, mas fomos lá e vencemos o Colo Colo, que era um dos melhores times da competição, e também o Sport. É por isso que devemos acreditar até o final", disse o camisa sete palmeirense.

Grêmio vai a campo sem quatro titulares

O técnico interino Marcelo Rospide tem problemas na montagem da equipe do Grêmio para o desafio contra o Palmeiras. Ele perdeu quatro titulares. Entre os substitutos, a principal novidade será a presença de Maylson, integrante da Seleção Brasileira Sub-20. Ele é a provável peça de reposição para Túlio, expulso no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, no Mineirão.

Fábio Santos também foi expulso em Belo Horizonte. Com isso, Lúcio volta ao time. Victor, suspenso pelo terceiro amarelo, dará lugar a Marcelo Grohe. No meio-campo, Tcheco também está fora por suspensão. O substituto é Souza, que volta ao time após ser ausência contra o Cruzeiro pelo mesmo motivo.

Entre o elenco, a intenção principal é manter a equipe invicta em casa, fato que acontece desde setembro de 2008. O Grêmio ainda enfrenta Palmeiras e Barueri (em casa) e Flamengo (fora). A intenção de vencer os times que estão no topo da tabela, como Palmeiras e Flamengo, acaba favorecendo o maior rival, o Inter. O empate com o Cruzeiro na rodada anterior já deu forcinha, e os colorados voltaram ao G-4. Mesmo assim, o pensamento gremista é só de vitória para terminar o ano bem, sem se preocupar com as outras equipes.

"É um caso realmente delicado esse de favorecer ou não o Inter. Independentemente disso, temos de fazer nossa parte e manter o tabu dentro de casa, e vamos tentar isso. Se beneficiarmos outras equipes, paciência", afirmou o zagueiro Réver.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;