Esportes Titulo Futebol de areia
Seleção busca tetra nas praias de Dubai
André Battistini
Especial para o Diário
16/11/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


Favorita absoluta, a Seleção Brasileira inicia hoje em Dubai, nos Emirados Árabes, a luta pelo tetracampeonato da Copa do Mundo de Futebol de Areia. A equipe, que não perdeu nenhuma partida nas últimas três edições do torneio (2006, 2007 e 2008) com 18 vitórias em 18 jogos, enfrenta a Nigéria, às 15h (horário de Brasília), na praia de Jumeirah - Band e SporTV transmitem o torneio.

A seleção venceu 12 das 14 edições realizadas do Mundial - desde 2005 a competição é organizada pela Fifa com o nome de Copa do Mundo. Suíça e Bahrein completam a chave do Brasil (Grupo D), e os principais concorrentes para acanbar com a hegemonia canarinho são Portugal, campeã em 2001, Itália, vice em 2008, Uruguai e Espanha (a França, campeã em 2005, é a grande ausência do torneio).

"Temos uma chave forte. Somos a equipe a ser batida e temos consciência disso. Sabemos da responsabilidade e também da capacidade deste grupo. Vamos em busca do tetracampeonato, mas sempre respeitando os adversários, jogando com empenho e dedicação para honrar o nosso País", afirmou o defensor Buru, eleito melhor Jogador do Mundo pela Fifa em 2007 e artilheiro do Mundial daquele ano.

No comando da seleção está o técnico Alexandre Soares, que possui currículo invejável. Desde 2005, quando assumiu o Brasil, foram 90 partidas e o treinador viu sua equipe ser derrotada apenas duas vezes. Além disso, Soares levou a seleção a uma série de 75 jogos sem derrota. "Na nossa posição não podemos nos acomodar jamais. Somos a equipe mais estudada e analisada do mundo", avaliou o treinador.

As duas derrotas de Alexandre Soares foram para Portugal. Porém, o comandante da seleção não coloca a equipe lusitana apenas como única que pode atrapalhar os planos de seu time. "Não é justo falar apenas de Portugal e esquecer os demais times europeus. A cada dia que passa as seleções da Europa estão melhores, e uma mostra clara é a Rússia, que em pouco tempo se tornou potência", avisa Soares.

A rodada de hoje terá mais sete jogos, com todas as 16 equipes entrando em campo. Pelo Grupo A se enfrentam Uruguai e Ilhas Salomão (7h30) e Emirados Árabes x Portugal (13h30). No Grupo B, Costa do Marfim x El Salvador (11h), e Espanha x Japão (12h); no Grupo C, Argentina x Itália (11h), e Rússia x Costa Rica (10h30); e pelo Grupo D, além do jogo do Brasil, Suíça x Bahrein (7h30). A Copa vai até domingo.

PREPARAÇÃO - O Brasil se preparou nas últimas quatro semanas para a Copa do Mundo nas praias de Arraial do Cabo, no Rio. Para a pré-temporada, 18 jogadores foram chamados, mas o treinador teve de cortar seis. Foram convocados para o Mundial: os goleiros Mão e Alessandro; os defensores Camilo, Bueno, Betinho, Daniel e Buru; e os atacantes Daniel Souza, Fred, Sidney, André e Benjamin.

Assim, o técnico manteve a base que conquistou o torneio no ano passado, e fez uma mescla com novos atletas. "Os jogadores jovens precisam de referências. Nós tivemos a experiência passada com Júnior, Zico e Cláudio Adão. E assim é um ciclo", afirmou Buru.

ESTRELAS - A competição é a oportunidade para ver os melhores jogadores do mundo em ação. Além dos veteranos brasileiros Buru, Betinho e Benjamin, que colecionam prêmios, estarão presentes grandes estrelas, como o craque português Madjer, artilheiro do Mundial em cinco edições, e a dupla espanhola Amarelle e Roberto Valeiro, eleitos respectivamente melhores jogador e goleiro do último torneio. (Supervisão Angelo Vero




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;