Economia Titulo Crescimento
Indicadores mostram recuperação no setor industrial
06/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os indicadores industriais de setembro medidos pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mantiveram a trajetória de recuperação na comparação com o mês anterior. Segundo dados divulgados ontem, as vendas reais (descontada a inflação) tiveram crescimento de 1% em setembro em relação a agosto, pelos dados dessazonalizados. Porém, na comparação com setembro de 2008, houve queda de 4,7%. No acumulado de janeiro a setembro, a indústria registra declínio de 7,5% nas vendas reais em relação a igual período do ano passado.

As horas trabalhadas, que é a variável que mede de forma mais próxima a produção, cresceram 0,4% em setembro ante agosto, mas recuaram 10,4% em comparação com setembro de 2008. No acumulado dos nove primeiros meses, as horas trabalhadas estão menores 9,1% do que no mesmo período de 2008. Após o ajuste sazonal, o nível uso da capacidade recuou em setembro para 79,8%, ante 80,2% em agosto. Em setembro do ano passado, o nível era de 84,4%.

O emprego industrial cresceu 0,2% em setembro ante agosto, mas os postos de trabalho na indústria tiveram redução em 4,8% em relação a setembro de 2008. No acumulado até setembro, o emprego caiu 3,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;