Economia Titulo Investimento
Governo britânico quer mais três instituições de varejo
02/11/2009 | 07:52
Compartilhar notícia


O secretário do Tesouro do Reino Unido, Alistair Darling, disse que o governo deu início a um processo para reconstruir o sistema bancário do país, que deve resultar em um grande desinvestimento em algumas instituições financeiras e na tentativa de atrair novos participantes para o setor banco de varejo britânico. "Gostaria que tivéssemos pelo menos três grandes instituições entrando no mercado nos próximos anos", afirmou em entrevista ao Politics Show da BBC.

Circularam informações ontem que há planos para a criação de três novos bancos a partir de ativos vendidos pelas instituições RBS (Royal Bank of Scotland), o Lloyds Banking e o Northern Rock, que receberam ajuda do governo.

Darling não deu detalhes, mas afirmou que as novas instituições poderiam ser algumas das quais já estão no sistema bancário, "e outros podem decidir ser algo que queiram entrar".

Analistas têm dito que empresas pequenas de serviços financeiros, incluindo a Tesco Bank e o Virgin Money podem fazer uma oferta pelos ativos que devem ser vendidos. O Virgin Money, parte do grupo Virgin de Richard Branson, pediu ao FSA (Financial Services Authority) autorização para se transformar em banco, segundo informou a instituição no dia 23 de outubro.

Darling afirmou ontem que o governo está em posição para a venda de partes lucrativas do Northern Rock, com uma data limite de três a quatro anos, referindo-se à aprovação recebida da União Européia. "Venderei apenas quando as condições estiverem corretas e quando recebermos nosso dinheiro de volta", disse Darling.

O RBS e o Lloyds, por sua vez, terão de vender alguns ativos, mas Darling não especificou quais. "O que realmente se quer é um desinvestimento realmente substancial talvez de agências ou talvez de instituições em particular que ambos possuam, para que fiquem disponíveis para outros participantes", disse Darling.

Ambos, o Lloyds e o RBS, estão negociando com o Tesouro britânico e com a União Européia ajuda estatal e adesão a regras de competição. Nenhuma das instituições pode ser contatada ontem para comentar as declarações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;