Internacional Titulo Afeganistão
Comissão divulga relatório sobre fraudes eleitorais no Afeganistão

O informe, que tem o aval da ONU, é crucial para saber
se o Afeganistão pode proclamar um novo presidente

Da AFP
19/10/2009 | 08:38
Compartilhar notícia


A ECC (Comissão Afegã de Reclamações Eleitorais) deve divulgar nesta segunda-feira o relatório sobre as fraudes que afetaram a eleição presidencial de 20 de agosto, informou a porta-voz do organismo, Nellika Little.

O informe, que tem o aval da ONU, é crucial para saber se o Afeganistão já pode proclamar um novo presidente ou se o país, em plena guerra contra os talibãs, deve votar em um segundo turno.

A previsão é de divulgação às 17h (horário local), segundo Little.

A ECC investigou as acusações de fraudes em massa na eleição presidencial. O relatório será entregue à Comissão Independente Eleitoral, órgão criado pelo presidente Hamid Karzai, que fará o anúncio final sobre a decisão adotada a respeito da votação.

Segundo resultados preliminares, Harzai venceu a eleição com 54,6% dos votos, contra 27,8% do principal rival, o ex-ministro das Relações Exteriores Abdullah Abdullah.

Harzai precisa de 50% mais um dos votos para ser declarado vencedor. Caso isto não aconteça, um segundo turno será organizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;