Internacional Titulo Política nuclear
Irã adverte que enriquecerá urânio a 20% em caso de fracasso em Viena
Da AFP
19/10/2009 | 08:31
Compartilhar notícia


O Irã advertiu que enriquecerá urânio a 20%, por seus próprios meios, em caso de fracasso nas negociações que começam nesta segunda-feira com França, Rússia e Estados Unidos.

"A República Islâmica prosseguirá com o enriquecimento de urânio a 5%, mas se as negociações não apresentarem resultados adequados, começaremos nossas atividades para produzir urânio enriquecido a 20% e nunca renunciaremos ao nosso direito", declarou Ali Shirzadian, porta-voz da OIEA (Organização Iraniano de Energia Atômica).

No dia 1º de outubro em Genebra, o Irã e o Grupo dos Seis (EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha) concluíram um acordo com base no princípio de que Teerã entregaria parte de seu urânio enriquecido a menos de 5% a um terceiro país para obter, em contrapartida, urânio enriquecido a 19,75% para o reator de pesquisas de Teerã, totalmente sob controle da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

Representantes do Irã, Rússia, França, Estados Unidos e da própria AIEA debaterão as modalidades e o mecanismo da operação na reunião desta segunda-feira em Viena.

Teerã rebate as acusações ocidentais de que pretende fabricar armamento atômico, sob a alegação de desenvolver um programa nuclear civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;