Diarinho Titulo
Exercícios geram saúde e bem-estar

Mexer o corpo é maneira divertida de fazer amizades, manter o bom humor e evitar doenças

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
28/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Correr, pular, dançar e praticar esportes são hábitos saudáveis que ajudam o corpo e a mente. Para incentivar o espírito esportivo, o Sesc São Caetano realiza a 2ª Edição da Corrida Infantil Move, no dia 11 de outubro, às 9h, no Parque Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, tel.: 2035-2270).

Para participar precisa ter de 2 a 12 anos e fazer a inscrição na unidade do Sesc (Rua Piauí, 554, tel.: 4223-8800). As vagas são limitadas. O evento é gratuito.

Alinne Sampaio Dourado, 9 anos, de São Caetano, está animada para competir em uma corrida pela primeira vez. “Gosto de correr e fazer exercícios. Na escola, brinco muito de queimada. Não canso fácil.” A menina também faz natação e sabe que o importante é participar. “Não preciso ganhar. Quero ir para aproveitar o dia e me divertir.”

O veterano Lucas Tavares Lefone Milan, 6, acredita que neste ano seu desempenho será ainda melhor. “Cresci bastante, então conseguirei dar passos maiores. Vou correr porque me sinto bem e porque adoro competir”, diz o garoto, que também curte jogar futebol, handebol e basquete. “Gosto muito de brincadeiras com bola.”

Henrique Gerizani Vidal, 5 anos, também se prepara para a segunda corrida. “Sempre que minha mãe compra um tênis para mim, corro na loja para saber se ele é rápido o bastante.” No entanto, sabe que ganhar não é o mais importante. “O legal é estar com meus amigos”, diz Henrique, que tem como brincadeira preferida o pega-pega.

Quem não é fã de corrida pode aproveitar outras atividades disponíveis no mesmo dia e local, como diabolô, ioiô, bolinha de gude, bilboquê e taco.

Alimentação tem de ser adequada
Há cerca de 40 milhões de crianças com sobrepeso ou obesidade no planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde. Esses e outros problemas de saúde, como diabetes e colesterol alto, podem ser evitados por meio de atividades físicas regulares e alimentação saudável. 

Durante a idade pré-escolar e escolar, o ideal é comer diariamente: cinco porções de cereais, pães e raízes; três porções de vegetais, frutas e leites; duas porções de carnes ou ovos; e apenas uma de feijões, gorduras, açúcar e doces. 

Quem faz treinamento esportivo com mais de uma hora de duração em mais de três dias na semana precisa de supervisão do nutricionista. A orientação serve para repor os gastos de energia que, em excesso, podem comprometer o crescimento. 

Ajuda a manter o corpo saudável
As atividades físicas ajudam a manter o organismo saudável e devem ser praticadas todos os dias. Elas liberam hormônios essenciais para o desenvolvimento, como o do crescimento, e substâncias que aumentam a sensação de bem-estar. Em geral, quem se exercita está sempre de bem com a vida, pois a prática diminui o estresse e a ansiedade, combate o mau humor e melhora a auto-estima.

O hábito de se mexer também ajuda na concentração e memorização, reduz a gordura do corpo, evita a obesidade e previne doenças. Melhora o trabalho dos pulmões, deixa ossos e músculos fortes e desenvolve a coordenação motora. 

Além disso, é modo de aprender, brincar e fazer amigos. “É muito divertido”, diz Heitor de Souza Moda, 4 anos, que tem a companhia da colega Rafaela Arrabal Moreira, 3, durante as aulas de saltos, rolamento, ritmo e expressão corporal no Sesc. “Não gosto de faltar. Até já aprendi a dar estrelinha”, conta a menina.

Se divertir é mais importante do que vencer
Fazer exercícios é uma maneira de brincar e as competições devem ser encaradas da mesma forma. Mais importante do que chegar em primeiro lugar é se divertir. 

O ideal é ter contato com vários esportes na infância para, depois, escolher o que mais gosta. Há diversas modalidades que vão além das que praticamos na escola, como artes marciais e natação. Brincar de pega-pega, esconde-esconde, entre outros jogos, é outro modo importante de se movimentar. 

Alice Sampaio Dourado, 6 anos, adora fazer exercícios. “Minha brincadeira preferida é pega-pega. Percebi que estou ficando cada vez mais rápida.”

RECOMENDAÇÕES - Antes de praticar atividade física, é importante passar protetor solar, comer coisas leves, como frutas, legumes e verduras, e beber bastante água. O tênis e a roupa precisam ser confortáveis. Se participar de competições, não exagere. Tem de respeitar os limites do corpo para não ficar doente. Após a brincadeira, descanse para se recuperar do esforço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;