Esportes Titulo Abertos
São Caetano garante título antecipado da 73ª edição dos Jogos Abertos do Interior

Cidade sede do Campeonato confirma o favoritismo e comemora a 13ª conquista com cinco dias de antecedência

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
14/10/2009 | 08:04
Compartilhar notícia


Foi mais fácil que o esperado. Com cinco dias de antecedência São Caetano confirmou o que todos já sabiam desde antes do início da competição e assegurou o título de campeã da 73ª edição dos Jogos Abertos do Interior. A cidade-sede chegou ontem a 275 pontos na classificação geral e não pode mais ser alcançada por nenhuma das concorrentes.

Esta é 13ª conquista de São Caetano e a sexta consecutiva. Agora, a cidade tornou-se a segunda maior vencedora dos Abertos - ultrapassou Santo André - e está atrás apenas de Santos, que comemorou 25 vezes o primeiro lugar da olimpíada caipira.

A matemática confirmou o título antecipado de São Caetano. Mesmo que perca todas as modalidades ainda em disputa - biribol, bocha, capoeira, damas, futebol, futsal, tênis de mesa e vôlei -, os donos da casa terminarão os Abertos com 306 pontos. Dessa forma, mesmo que São José dos Campos - hoje em segundo com 199 - consiga 100% de aproveitamento, poderá atingir no máximo 302.

"Isso é fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. E do apoio que recebemos. Quando assumimos o compromisso de sediar os Jogos Abertos queríamos dar a vitória de presente para a população e hoje (ontem) já podemos comemorar", festejou o secretário de Esportes e presidente do Comitê organizador dos Jogos, Mauro Chekin.

O dirigente comemorou também a forma como a cidade recebeu os Abertos. "Estamos vendo os locais de competição lotados. Isso mostra que a cidade está gostando da competição."

SEM SUSTO - A conquista do título foi tranquila. Até agora, os atletas da cidade ficaram em primeiro lugar em 22 das modalidades já encerradas. São Bernardo, o segundo que mais venceu nesta edição, levantou sete troféus de campeã. "Nosso conjunto é muito forte", destacou Chekin.

Com razão, pois competem por São Caetano atletas olímpicos como Fabiana Murer (salto com vara), Natália Falavigna (taekwondo), além do trio Fofão, Mari e Sheilla, medalha de ouro em Pequim (2008), pela seleção de vôlei.

DEFINIÇÃO - O título dos Abertos estava praticamente definido na segunda-feira, quando São Caetano foi campeã do boxe e do ciclismo. Entretanto, foi confirmado - com folga - ontem, com a vitória da luta olímpica e a segunda colocação da natação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;