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Gasto de turista estrangeiro atinge US$ 122 mi em 2008
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
14/10/2009 | 07:00
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Turistas estrangeiros que vieram ao Brasil para participar de eventos gastaram, somente no ano passado, cerca de US$ 122,6 milhões. Isso é o que estima levantamento elaborado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) a pedido do Ministério do Turismo e da Embratur.

O estudo tomou como base 36 eventos ocorridos entre setembro de 2007 e dezembro de 2008, cujos participantes internacionais movimentaram US$ 35 milhões.

O gasto individual médio por dia por este tipo de turista estrangeiro no Brasil foi de US$ 285,10. Duas vezes e meia a mais do que consome visitante que vem ao País a negócios, cuja média diária foi de US$ 112,90; e quase quatro vezes mais que turista de lazer, que gastou US$ 73,40 por dia.

Segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o turista de eventos deixa mais divisas durante sua visita porque geralmente sua vinda e estada são subsidiados por empresas ou universidades. "Esses eventos internacionais costumam reunir médicos, técnicos científicos, educadores que, tendo passagem, hotel e alimentação pagos, têm mais dinheiro para gastar com presentes e atividades culturais, como visitar museu ou ir ao cinema."

Na avaliação da presidente da Embratur, esses números têm potencial para crescer se os organizadores dos eventos ampliarem a gama de atividades extras incluindo visita a cidades próximas. "Pode-se aproveitar o fato de algum município possuir roteiro cultural ou de aventura interessantes, ou sediar festivais, ainda mais que eles podem fazer isso em grupo", exemplifica.

O turista de negócios, por outro lado, é mais solitário, pois vem para ações pontuais, como fechar contrato da empresa. Portanto, permanece menos tempo e realiza menos atividades, gastando menos.

Para incentivar a permanência de turistas no Brasil, a Embratur só vai apoiar eventos que se comprometerem a oferecer em seu programa a visitação a outras cidades. Hoje, segundo a pesquisa. 60% dos visitantes não estendem sua viagem por mais alguns dias antes ou depois do evento. "E isso já tem de ser programado antes de eles virem para cá. Vale, inclusive, abrir o comércio em hora especial, para que possam consumir mais", cita Janice.

Neste ano, até julho, o Ministério do Turismo estima que tenham sido gastos por visitantes estrangeiros de eventos US$ 96,632 milhões, quase o valor que foi consumido durante todo o ano passado. "Não há crise para esses eventos, uma vez que eles são agendados com até quatro anos de antecedência", justifica.




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