Diarinho Titulo
A pessoa mais velha tem quantos anos?

Alimentação correta, exercício físico e trabalho ajudam a ter vida longa e saudável

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
28/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Jeanne Louise Calment é considerada a pessoa mais velha do mundo até hoje. A francesa atingiu 122 anos e 164 dias, segundo o Guinness World Records 2014. Ela também se tornou a atriz mais velha ao interpretar a si mesma, aos 114 anos, em Vicent and Me (Canadá, 1990) – era considerada a última pessoa viva a ter conhecido o pintor Vicent van Gogh.

No entanto, o brasileiro José Aguinelo alega ter 126 anos, o que o tornaria o mais velho do mundo. O problema é que o ex-trabalhador rural não possuía documentos quando veio do Nordeste para São Paulo, então não pode comprovar que nasceu em 1888.

ESTATÍSTICA - O Japão é conhecido por ser um país em que as pessoas vivem bastante. Os homens geralmente atingem 80 anos e as mulheres 87 anos. Acredita-se que alguns fatores justificam essa longevidade, como a alimentação saudável.

Em geral, a população japonesa prioriza alimentos naturais, como tubérculos (mandioca, beterraba, batata, batata-doce, mandioquinha, cenoura, gengibre), peixe, frutas, grãos e cereais em quantidades adequadas e nas principais refeições. Os orientais também costumam ser muito trabalhadores. Fazer exercícios é outro fator importante para manter o corpo e a mente saudáveis.

Idosos recordistas

No Guinness World Records 2014, há muitos idosos recordistas. Confira alguns:

Jogador de futebol – Aos 88 anos, o brasileiro Tércio Mariano de Rezende jogou como lateral-direito do Goiandira Esporte Clube, em Goiás.

Bailarina – A norueguesa Grete Brunvoll se apresenta regularmente com 82 anos.

Professora de ioga – A canadense Ida Herbert continua a dar aulas aos 95 anos.

Saltar de paraquedas tandem – Estrid Geertsen, da Dinamarca, saltou a 4.000 metros de altura com 100 anos.

Mergulhador – O australiano Saul Moss completou um mergulho sem equipamentos aos 85 anos e 14 dias.

Quem perguntou?

Natália Harumi Mikami, 11 anos, tem muita curiosidade em saber quais são os povos que vivem por mais tempo. Descendente de japoneses, ela conta que sua

bisavó tem 99 anos de e acredita que um dos povos que vive com boa saúde e alcança idades elevadas são os japoneses. "Se alimentam bem, por isso vivem mais."

Consultoria de Maria Angela Zacarelli, professora de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC. Fonte: Guinness World Records 2014.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;