Esportes Titulo Abertos
Quem falou que S.Paulo 'inteiro' não cabe em S.Caetano?
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
04/10/2009 | 07:20
Compartilhar notícia


A festa esportiva do Interior - que já foi apelidada de Olimpíada Caipira - cola na Capital em sua 73ª edição e reúne em São Caetano, a partir de terça-feira, 13 mil atletas das mais variadas partes do Estado de São Paulo.

Nos 11 dias de competição, campeões olímpicos - como Serginho, Fofão, Mari e Sheilla - dividem espaço com ilustres desconhecidos que viajam centenas de quilômetros para representar com orgulho suas cidades. Por vezes para competir em modalidades como malha ou bocha ou biribol, praticamente desconhecidas para quem está adaptado à rotina urbana do Grande ABC.

Neste período, São Caetano - dono de 12 títulos dos Abertos e acostumado a fazer a festa na casa dos outros - coloca à prova sua capacidade de receber bem. Aqui estarão representantes de 234 cidades, que ocuparão os 15 quilômetros quadrados do município e estarão competindo em 24 modalidades (além do kickboxing, que será esporte demonstração), em 29 praças esportivas da cidade.

Muito mais importante que a disputa por medalhas, o que estará em jogo nestes 11 dias de Jogos Abertos será a interação entre as pessoas, de várias culturas, costumes, jeitos, sotaques...

Em casa, São Caetano é mais favorita do que nunca
Com quantos dias de antecedência São Caetano será declarada campeã dos Jogos Abertos do Interior? A superioridade dos donos da casa é tão grande que é possível afirmar, sem a menor possibilidade de erro, que nenhum dos 13 mil atletas que disputam a competição - cuja abertura será na noite de terça-feira - acredita em outro resultado.

"A gente vem para disputar. Todos falam isso (de favoritismo absoluto) para jogar a responsabilidade para nós. Vamos fazer de tudo para ganhar em casa sim, pois queremos que o troféu que idealizamos fique aqui", afirma o secretário de Esportes e presidente do Comitê Organizador dos Abertos, Mauro Chekin.

Confirmadas as previsões, além de atingir a sexta conquista consecutiva, São Caetano chegará ao total de 13 títulos e superará Santo André no posto de segunda maior vencedora da chamada Olimpíada Caipira em todos os 73 anos de história dos Abertos.

Santos ainda é a maior campeã, com 25 títulos, e uma das cidades que, na opinião de Chekin, deverão criar dificuldades para São Caetano. "Não será tão fácil assim. São José dos Campos, Santos, São Bernardo e Piracicaba virão muito fortes", diz o secretário.

A cidade será representada por 439 atletas. Entre eles campeões olímpicos, como Fofão, Mari e Sheilla, no vôlei feminino. Outros campeões mundiais, como Natália Falavigna, do taekwondo. Tanto que, nem o desfalque de Marílson Gomes dos Santos, o principal fundista do País, atrapalha. "O atletismo não é uma modalidade que nos preocupa. Temos equipe muito forte", destaca Chekin, lembrando que a cidade é representada pela BM&F e possui o principal elenco do País.

‘Dream Team' dá tranquilidade e garante medalhas nos Jogos

São Caetano conta com dream team (time dos sonhos) na disputa dos Jogos Abertos. A cidade mantém parcerias importantes com equipes que contam com elencos fortíssimos e isso se resume em títulos.

No atletismo, por exemplo, o munícipio é representado pelos atletas da BM&F, a principal equipe do País, que conta com competidores do nível de Fabiana Murer (salto com vara) e Keila Costa (salto em distância). Não terá apenas Marílson Gomes dos Santos, que tentará o terceiro título da maratona de Nova York, em novembro, e pediu dispensa.

No vôlei feminino, as campeãs olímpicas Fofão, Mari e Sheilla estarão em ação. No taekwondo, São Caetano conta com a campeã mundial Natália Falavigna.

O judô possui atletas olímpicos, como Edinanci Silva e Carlos Honorato. No futsal, a parceria é com o Corinthians, que conta com Simi, da Seleção Brasileira.

"Neste ano corrigimos uma falha. Na luta olímpica éramos representados por atletas do judô e agora contaremos com os lutadores da equipe brasileira", afirmou secretário de Esportes e presidente do Comitê Organizador dos Jogos Abertos, Mauro Chekin.

Com tantos nomes fortes, a conquista do título torna-se quase obrigação. "Esperamos ter o mesmo desempenho dos outros Jogos e se possível até melhor, uma vez que estamos sediando", declarou o prefeito José Auricchio Júnior (PTB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;