Economia Titulo Aumento
Setor de serviços puxa emprego no País
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
01/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A taxa de desemprego mensurada com base em seis regiões metropolitanas brasileiras - São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Distrito Federal - caiu de 15% para 14,6% de julho para agosto.

Isso é o que aponta a PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) do Seade/Dieese (Sistema Estadual de Análise de Dados/Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Ao todo, foram abertas 125 mil vagas, sendo 91 mil delas geradas pelo setor de serviços. A construção civil admitiu 32 mil trabalhadores; a indústria, 12 mil; e o comércio demitiu 5.000.

"O saldo positivo nos postos de trabalho propiciou a absorção de 79 mil desempregados", pontua Alexandre Loloian, gerente de pesquisas do Seade.

O mês de agosto foi encerrado com um total de 2,932 milhões de pessoas sem emprego e 17,145 milhões ocupados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;