Diarinho Titulo Palavra Certa
Por que e porque (3)
Professor Pasquale
20/09/2009 | 07:33
Compartilhar notícia


Nas duas últimas semanas, vimos os principais casos em que se emprega por que (separado e sem acento). Vamos ver agora quando se emprega porque, numa palavra só. Imagine que alguém lhe pergunte por que (por qual razão, por qual motivo) você não foi a determinado lugar. Você pode dizer, por exemplo, que não foi porque estava doente. O que a doença é do fato de você não ter ido? É o motivo, a causa, certo? Pois bem, quando inicia uma oração que indica causa, explicação, motivo ou razão, a palavra porque sempre se escreve numa tacada só.

Vamos ver outros exemplos: "Nosso país não resolve seus principais problemas sociais porque não os enfrenta"; "Comprei o livro porque gosto desse escritor". Notou? Nos dois casos, a oração que começa no porque indica a causa, o motivo, a razão do que se afirmou.

Mais exemplos? Lá vão eles: "O Fluminense demitiu Renato Gaúcho porque o time não parava de perder"; "Ele não aceitou a proposta porque o valor oferecido era muito baixo"; "Ele bateu o carro porque falava ao celular enquanto dirigia". Percebeu? Nos três casos, a palavra porque introduz a causa do que se afirmou antes.

Vamos ver agora quando se coloca acento circunflexo no por que e no porque. Escreve-se porquê quando essa palavra se torna equivalente às palavras motivo, razão, causa. Tome cuidado para não se confundir! Para que se grafe porquê, é preciso que essa palavra seja sinônimo de motivo: "Não compreendo o porquê (o motivo, a razão, a causa) de seu abatimento". Nesse caso, a palavra porquê é substantivo e é pronunciada com força na última sílaba, ou seja, é uma oxítona, e todas as oxítonas que terminam em e são acentuadas: boné, você, ipê, jacaré, cadê, porquê etc.

Para que se grafe por quê, basta que essa expressão encerre a frase: "Ninguém sabe por quê"; "Ela desistiu? Por quê?". Em casos como esses, o que se torna tônico, forte. Os monossílabos tônicos terminados em e são acentuados: vê, lê, crê, quê etc. Convém tomar cuidado para não sair acentuando qualquer caso de porque ou por que. No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;