A imagem de duas mãos unidas formando um carro ilustra o logotipo oficial da 63ª edição do "Salão de Frankfurt", o mais importante do setor automobilístico, que abrirá ao público amanhã, estendendo-se até o dia 27.
Realizado nos anos ímpares em revezamento com o "Salão de Paris", que ocorre nos pares, o evento tem 753 expositores de 30 países e apresenta 82 estreias mundiais, número inferior ao recorde de 2007, quando a feira recebeu 900 mil visitantes. Seguindo a tendência da edição anterior, quando a sustentabilidade foi o foco principal dos expositores, com o mote "See What's Driving the Future" - Veja o que está dirigindo o Futuro -, neste ano, com o tema "A Moving Experience" - Uma Experiência em Movimento - as montadoras continuam apostando suas fichas nos modelos que ofereçam consumo e emissão de poluentes reduzidos ou, de preferência, com emissão zero.
E é nesse clima instalado entre os expositres, de mostrar como são capazes de produzir veículos ecologicamente corretos, que os elétricos se tornaram o foco principal desse primeiro dia da feira, voltado para os jornalistas. O governo alemão apoia a causa e pretende incentivar o desenvolvimento de modelos elétricos oferecendo 500 milhões de euros em subsídios nos próximos três anos para ajudar a colocar nas ruas do país um milhão de veículos elétricos até 2020. Algumas montadoras, porém, prometem oferecer carros movidos a eletricidade com preço acessível nos próximos anos.
Segundo Christian Klinger, executivo da Volkswagen responsável por vendas e marketing, em breve os veículos movidos a eletricidade terão de 2% a 3% do mercado mundial. Pensando nisso, a marca alemã apresentou o E-Up!, conceito de 3,19 metros com motor elétrico, que usa bateria de lítio-íon, tem potência máxima de 60 kW e torque de 21 mkgf. Pode acelerar de 0 a 100 km\h em 11,3 segundos e chegar à máxima de 135 km\h.O modelo deverá entrar em produção em 2013.
A Peugeot, por sua vez, revelou o i0n, que também utiliza baterias de lítio-íon. O carro, que será lançado na Europa no final de 2010, é resultado de parceria com a Mitsubishi e será destinado a frotas de grandes empresas. Dotado de quatro portas, está estruturado para receber quatro ocupantes. O motor desenvolve 64 cv de potência e tem 18 mkgf de torque, o suficiente para levá-lo à velocidade final de 130 km/h. As baterias podem ser 100% recarregadas quando ligadas numa tomada de 220 V por seis horas, ou em 80% de sua capacidade em 30 minutos.
A marca francesa mostrou também um conceito elétrico futurista: o BB1. Com 2,5 metros de comprimento e portas com abertura invertida, parece um cruzamento de automóvel com scooter. Internamente, o volante se assemelha a um guidão e o espaço é aproveitado ao máximo.Se levar quatro pessoas, pode carregar 160 litros de bagagem. Com um só ocupante, o espaço para carga aumenta para 855 litros. Equipado com conjuntos motores-rodas na traseira, sua potência não passa dos 15 kW e a velocidade final é de 90 km\h. Suas baterias de lítio-íon garantem autonomia de 120 km.
A Hyundai mostra o i10 Elétrico. que começará a ser vendido na Coréia em 2010. Equipado com motor de 49 kW e bateria de 16 kW, tem autonomia de 160 quilômetros e alcança velocidade máxima de 128 km/h. O i10 pode ser totalmente recarregado em uma tomada comum em cerca de cinco horas, mas também pode receber carga rápida em corrente de 415 volts.
A Smart apresentou o novo Fortwo elétrico, que sairá da linha de produção da fábrica de Hambach, na França, a partir de novembro. Também utilizando bateria de lítio-íon, conta com motor elétrico de 30 kW. Na Alemanha, uma carga completa de bateria custa aproximadamente dois euros e é suficiente para cerca de 135 km de autonomia. A partir do fim do ano, o Fortwo elétrico será entregue a clientes selecionados em condição de leasing. Os primeiros veículos serão destinados ao projeto e-mobility de Berlim.
TECNOLOGIA HÍBRIDA - A Toyota apresentou o conceito Prius Plug-in Hybrid, derivado da última geração do Prius. Com motor a gasolina e motor elétrico, utiliza baterias de lítio-íon e tem autonomia de aproximadamente 20 km quando utiliza só eletricidade.
Além do i0n, a Peugeot apresentou a tecnologia HYbrid4, representada em uma versão do 3008, modelo que será o primeiro a recebê-la a partir de 2011, e também em uma versão conceitual do RCZ. O HYbrid4 associa um motor a combustão, localizado sob o capô, a um motor elétrico, situado na parte traseira do veículo, e o funcionamento pode ser realizado de forma conjunta ou separadamente. Todo o conjunto é gerenciado eletronicamente.
A Volkswagen apresentou o modelo mais econômico do mundo: o conceito L1. O híbrido pesa 380kg, graças à carroceria de fibra de carbono, e pode percorrer mais de 72 quilômetros com 1 litro de diesel. As emissões de poluentes também são reduzidas: 36g\km.
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