Política Titulo Legislativo
São Bernardo votará TV Câmara na quarta-feira
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
11/09/2009 | 07:17
Compartilhar notícia


O Legislativo de São Bernardo votará a implementação da TV Câmara, na quarta-feira. O presidente Otávio Manente (PPS) modificou o projeto de sua autoria sobre implementação de um canal que transmita as sessões do legislativo saobernardense e conseguiu o apoio da oposição.

"Colocamos que o projeto será autorizativo, para que a Câmara me dê permissão, como presidente, de implantar a TV Câmara. Essa mudança possibilita o início imediato das negociações" disse Manente.

Além das modificações, o popular-socialista levou ontem um grupo de vereadores para conhecer os estúdios e a logística da TV Câmara de São Paulo. Oito parlamentares o acompanharam, entre eles o representante da oposição Gilberto França (PMDB), que garantiu o apoio da bancada contrária à administração de Luiz Marinho (PT) à implementação do serviço.

"O sistema é muito bom para divulgar o trabalho do vereador e para facilitar a fiscalização do munícipe", justificou.

Apesar do apoio, França alerta que a bancada oposicionista deve esperar para conhecer os custos da instalação a fim de confirmar o voto favorável.

Tunico Vieira (PMDB) reiterou que a descrição do trabalho da transmissora será primordial. "Temos de tomar cuidado com edições, materiais e transmissões. Temos de saber se não haverá parcialidade. Dependendo de como o projeto for apresentado, serei favorável."

PARCERIA - A proposta apresentada por Manente é de firmar uma parceria com a TV Assembleia e conseguir que as sessões do Legislativo e alguns programas da cidade sejam transmitidos dentro da emissora. "Teremos uma média de oito horas de transmissão e a parceria diminuiria os gastos do projeto", justifica Otavio Manente.

Com a aprovação da medida em plenário, a transmissão deve começar ainda neste ano.

Mauá também estuda transmissão das sessões

A Câmara de Mauá também estuda a possibilidade de implantar um canal de TV para transmitir as sessões da Casa. O presidente do Legislativo, Rogério Santana, reuniu-se terça-feira com os vereadores para debater o assunto. "Abrimos uma comissão para fazer um estudo da proposta, mas é importante dialogar sobre esse tipo de projeto com os colegas."

A ideia da Câmara mauaense é implementar um canal nos mesmos moldes do que já funciona em Santo André, onde a transmissão ocorre apenas nos dias das sessões, às terças e quintas-feiras. "Queremos que as sessões sejam televisionadas no ano que vem. Esse programa auxilia a população a conhecer melhor nosso trabalho."

Para evitar problemas legais, a mesa diretora da Casa abriu portaria e divulgou no Diário Oficial a escolha de uma comissão de servidores do Legislativo que deve acompanhar visitas técnicas e analisar a viabilidade do projeto.

"Os vereadores interessados também podem participar, mas para deixar tudo mais claro são os funcionários de carreira que analisarão os canais já em atuação", afirmou Santana.

Assim como os vereadores de São Bernardo, os parlamentares mauaenses também estudam conhecer a TV Assembleia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;