Internacional Titulo Afeganistão
Otan liberta jornalista sequestrado no Afeganistão
Da AFP
09/09/2009 | 08:12
Compartilhar notícia


O jornalista irlandês do The New York Times sequestrado há alguns dias no leste do Afeganistão foi libertado em uma operação das forças especiais da Otan, que terminou com a morte de um repórter afegão e de um soldado britânico.

O irlandês Stephen Farrell e o jornalista afegão Sultan Munadi foram sequestrados no sábado na província de Kunduz, onde faziam reportagens sobre o controverso bombardeio da Otan na sexta-feira contra caminhões-tanque roubados pelos talibãs que matou dezenas de pessoas, incluindo civis.

"À noite, forças da Isaf e afegãs entraram em várias casas em Kunduz e libertaram Stephen Farrel", informa um comunicado da Isaf (Força Internacional de Assistência à Segurança) da Otan.

O ministério da Defesa da Grã-Bretanha informou em Londres que a operação para a libertação de Farrell resultou na morte de um soldado britânico.

O governador de Kunduz, Mohammad Omar, afirmou que o jornalista afegão Sultan Monadi foi morto pelos talibãs durante a operação, mas Farrell declarou que ele morreu na troca de tiros e não soube precisar de que lado veio as balas que tiraram a vida do colega.

Farrell, que tem dupla nacionalidade, britânica e irlandesa, foi o segundo jornalista do New York Times sequestrado no Afeganistão em menos de um ano. David Rhode foi sequestrado em novembro de 2008 na região de Cabul ao lado de um repórter afegão e do motorista que acompanhava ambos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;