Diarinho Titulo Clima
Você sabe quando as estações começam e terminam?
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
31/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


shutterstock

Verão (21 de dezembro a 20 de março) é a estação mais quente. Na região Sudeste é comum ocorrerem chuvas fortes de curta duração e com trovoadas durante a tarde. Também pode ventar bastante e cair granizo.

shutterstock

Outono (20 de março a 21 de junho) é a estação em que a temperatura começa a diminuir e as folhas de grande parte das árvores caem. Formam-se nevoeiros em algumas regiões; no Sul e Sudeste o ar fica bem seco.

shutterstock

Inverno (21 de junho a 22 de setembro) é a estação mais fria. No Hemisfério Norte costuma nevar e alcançar temperaturas negativas. No Brasil, isso pode ocorrer no Sul. Em regiões muito geladas, os animais tiram longa soneca nessa época.

shutterstock

Primavera (22 de setembro a 21 de dezembro) é a estação em que as plantas se recuperam do frio do inverno e voltam a crescer, deixando a natureza colorida. Aos poucos, a temperatura volta a aumentar.

 

Curiosidades:

Os meteorologistas explicam que ainda não é possível afirmar que o verão está mais longo e o inverno menos intenso. No entanto, previsões indicam que, no Brasil, podem ocorrer secas mais fortes no Nordeste e aumento das chuvas no Sul e Sudeste nos próximos anos.

As estações têm hora certa para começar. Isso porque iniciam quando o sol chega num determinado ponto do céu (os cientistas descobrem exatamente o momento). A cada ano, no entanto, podem ter início em horas e até dias diferentes do período anterior.

No inverno as pessoas costumam ficar mais doentes. Para se protegerem do frio, permanecem em ambientes fechados cheios de gente, onde se torna mais fácil a transmissão do vírus da gripe e de outras doenças.

No outono e primavera, os dias e as noites têm a mesma duração. O fenômeno, chamado equinócio, ocorre quando a Terra realiza o movimento de rotação (giro em torno de si mesma) e translação (em volta do sol) sem estar inclinada, como acontece no inverno e verão. Neste caso, o fenômeno é o solstício, em que as noites são mais longas na época do frio, e os dias duram mais no calor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;