Economia Titulo Fim da crise
Para Trichet, economia global encerrou queda livre
08/09/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


A economia global parece estar fora do período de queda livre e está se estabilizando mais rápido do que o esperado anteriormente, afirmou o presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet. "Provavelmente estamos em uma grande parte da economia global fora do período de queda livre", disse Trichet ao resumir a discussão do GEM (Encontro de Economia Global, na sigla em inglês), que preside.

Os bancos centrais da maioria das principais economias do mundo participaram do GEM para analisar o estado da economia mundial e dos mercados financeiros. Trichet acrescentou que grande parte do mundo parece estar se recuperando mais rápido do que se esperava anteriormente.

Os comentários de Trichet ocorrem depois que a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) disse na semana passada que as economias do G-7 - grupo dos países mais ricos - vai encolher menos neste ano do que se previa originalmente, em apenas 3,7%, ao invés de retrair 4,1%. A OCDE também observou que a recuperação econômica nos mercados emergentes estava ganhando velocidade.

Os mercados emergentes em particular, disse Trichet, estão mostrando "resiliência que tem sido realmente destacável" e "um nível de crescimento que é significativo". Ele atribuiu isso, em grande medida, "às políticas prudentes perseguidas em geral nos últimos anos".

Contudo, Trichet também fez um alerta, repetindo a previsão de "estrada acidentada pela frente" e dizendo que a atual situação ainda exige "cautela, prudência e vigilância". Ele citou o protecionismo e os desequilíbrios duradouros na economia mundial como dois dos principais riscos para a recuperação. "As autoridades - e o setor privado - não serão perdoados se novamente tivermos de enfrentar uma situação tão dramática como a que tivemos de enfrentar em setembro do ano passado", disse Trichet. Especificamente, ele apontou que os mercados financeiros globais "ainda não estão em um nível que (...) possamos considerar normal".

Trichet afirmou que as autoridades monetárias ao redor do mundo têm "grande união de propósito" para garantir a estabilidade de preço e ancorar as expectativas de inflação futura e defendeu a escala dos pacotes de estímulo usados como "uma resposta proporcional" à escala da crise.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;