Grandes cervejarias do mundo pretendem elevar os preços da bebida nos próximos meses. Analistas, no entanto, expressam dúvidas quanto à capacidade de algumas empresas de implementar esses aumentos planejados, enquanto outros apontam para a concentração de alguns mercados, como o norte-americano, como um fator favorável a uma política de preços mais agressiva.
No primeiro semestre, a capacidade de impor preços mais altos ou ao menos de mantê-los nos níveis de trimestres anteriores ajudou a contrabalançar o impacto da queda das vendas provocada pela crise econômica.
Nos EUA, a AB InBev e a MillerCoors - joint venture (parceria) entre a SABMiller e a Molson Coors - pretendem aumentar preços a partir do fim deste mês.
O volume global vendido pela AB InBev, controladora da AmBev no Brasil, diminuiu 1,1% no segundo trimestre em comparação com igual período de 2008.
Mesmo nos mercados europeus, onde a concentração é menor do que nos EUA, as cervejarias parecem ver espaço para pensar em novos reajustes num futuro próximo, embora também venham registrando vendas fracas.
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