Política Titulo Em visita a Sto.André
Governadora do Pará diz que presidente não interferiu no Senado
Clébio Cantares
Do Diário do Grande ABC
25/08/2009 | 07:35
Compartilhar notícia


Em visita a Santo André ontem, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não interferiu no Senado apesar de o líder do PT, Aloizio Mercadante, ter admitido na semana passada que não deixou o posto a pedido do chefe da Nação. "Ele não fez nenhuma interferência, apenas opinou como cidadão", falou a petista.

Durante evento na UniABC, onde proferiu palestra sobre Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, a ex-senadora declarou que a Casa tem condições de resolver seus próprios problemas, minimizando a crise que envolve o presidente do Senado, José Sarney (PMDB) e acabou afetando o partido.

"Não tenho dúvidas de que tudo será resolvido. Ter um Senado forte é uma questão fundamental para a democracia de nosso País". enfatizou Ana Júlia.

A governadora desconversou sobre as últimas baixas em seu partido. Para ela, a saída da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do senador Flávio Arns não atrapalham o PT. "A Marina é uma grande amiga e respeito a posição dela. Isso faz parte da democracia. Mas, mesmo com a saída dela, a bandeira da sustentabilidade ambiental continuará em nosso partido. Tenho focado isso em meu governo", enfatizou a petista.

Senadora pelo Acre, Marina Silva deixou o PT na quarta-feira passada e arquiteta sua filiação ao PV para concorrer à presidência em 2010. O senador Flávio Arns, petista do Paraná, prometeu protocolar quinta-feira, no Tribunal Regional Eleitoral de seu Estado, pedido de autorização para deixar a sigla. O senador anunciou que em seu pedido de desfiliação constará a observação de que a legenda pela qual foi eleito "se distanciou de suas bandeiras".

Com este cenário, a governadora paraense não se arriscou a opinar sobre a situação do partido e limitou-se ao tema da palestra. Ana foi eleita para o Senado em 2002. Quatro anos depois, assumiu como a primeira mulher a governar o Estado do Pará. Na palestra, destacou os projetos e ações de seu governo para sustentabilidade ambiental e ordenamento territorial, dentro das questões fundiárias.

A ex-senadora falou ainda sobre a aproximação do governo com as universidades, e destacou a implantação do Parque Tecnológico do Guamá junto à universidade federal de seu Estado.

Evento não conta com participação de petistas

Apesar da defesa ao PT, a governadora paraense Ana Júlia Carepa não foi prestigiada por representantes da cúpula do partido de Santo André, ou ainda do Estado, durante a palestra que proferiu ontem à noite para alunos da UniABC.

Representantes do governo municipal comandado por Aidan Ravin (PTB) também não compareceram ao evento, que tratou de questões ambientais. Santo André pretende fazer parte do Projeto Município Verde Azul, do governo do Estado, e criar o calendário ambiental.

A ex-senadora teria um jantar com lideranças regionais do PT depois do evento na UniABC, realizado após o fechamento desta edição, mas não foram confirmados os participantes do encontro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;