Política Titulo Investigação
Manente vai tomar 'providências necessárias' sobre voto fantasma
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
25/08/2009 | 07:31
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de São Bernardo, Otávio Manente (PPS), ressaltou ontem que irá "tomar as providências necessárias" sobre o caso do voto fantasma, ocorrido na última sessão. O líder do Legislativo observou que atenderá, assim, o requerimento da oposição que a irregularidade seja investigada. "Eles fizeram o que eu faria", relatou Manente.

Na quarta-feira, nove vereadores da bancada de sustentação estavam no plenário para votar o adiamento, por uma sessão, do projeto sobre concessão de direito real do imóvel do Movimento de Recuperação de Vidas. Porém, dez votos foram assinalados no painel eletrônico.

Há suspeita de que Marcelo Lima (PPS) teria votado para o companheiro de bancada Estevão Camolesi (PTdoB), o qual estava ausente no momento da apreciação. A expectativa é de que a oposição, durante o processo investigatório, anexe fotos e disponibilize testemunhas que acompanharam a votação para comprovar a atitude ilegal do vereador, que pode culminar em cassação do mandato.

Além das fotografias, as imagens do sistema de câmeras instalado no plenário também poderiam ajudar a esclarecer o que houve. Entretanto, a "informação preliminar" é de que o equipamento não estava em funcionamento na semana passada. O presidente aguarda relatório oficial do setor técnico para saber se a sessão estava ou não sendo gravada.

Não há prazo para início da apuração, tampouco para conclusão. O comandante da Câmara enviou o requerimento para a Diretoria-Geral da Casa, que abriu processo. O documento passará pela Assessoria Jurídica, que vai "oferecer alternativas", segundo Manente. "Depois disso, sentaremos com a mesa diretora e a base de sustentação para, juntos, definirmos os encaminhamentos."

Segundo o popular-socialista o assunto é "delicado", está "fervendo" no ambiente político da cidade, mas requer "cautela". "Não me furtarei da responsabilidade. Mas temos de tratar a situação com cuidado, da mesma forma que seria com qualquer outro vereador", frisou o presidente sobre o fato de ser do mesmo partido de Marcelo Lima e também comandar o diretório municipal do PPS.

A polêmica acerca do voto fantasma reascendeu, pela segunda vez neste ano, o debate sobre a criação de Comissão de Ética. Manente salientou que apresentará projeto para implementar o órgão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;