Internacional Titulo Afeganistão
Candidatos à presidência do Afeganistão cantam vitória

Resultados oficiais da eleição, realizada na última
quinta-feira, só devem sair daqui duas semanas

Do Diário OnLine
Com AFP
21/08/2009 | 08:15
Compartilhar notícia


As eleições presidenciais do Afeganistão, relizadas na última quinta quinta-feira, ainda não têm resultados oficiais, mas mesmo assim, as equipes dos dois principais candidatos já cantavam vitória antecipada nesta sexta.

"Estou na liderança", afirmou o ex-ministro das Relações Exteriores Abdullah Abdullah, principal adversário do presidente Hamid Karzai em entrevista à AFP em Cabul, citando os relatórios de seus observadores nos colégios eleitorais.

A equipe de Karzai também anunciou nesta sexta-feira a provável vitória de seu candidato no primeiro turno.

"Acho que eles estão se referindo ao resultado da votação no palácio presidencial. Vamos deixar que eles nos divirtam até o anúncio do resultado final", ironizou Abdullah.

A lenta apuração dos votos começou ainda na última quinta-feira, após o fechamento das urnas. Os resultados preliminares provavelmente serão divulgados neste sábado e os oficiais, apenas daqui duas semanas.

Denúncias - Para o ex-chanceler, os maiores problemas registrados durante a segunda eleição presidencial da história do Afeganistão ocorreram em Kandahar, a grande cidade do sul, onde o influente chefe do conselheiro provincial é Ahmad Wali Karzai, irmão do presidente.

Ahmad Wali Karzai foi acusado diversas vezes de envolvimento com o tráfico de ópio, o que sempre negou. O Afeganistão é responsável por mais de 90% da produção mundial de ópio.

Apesar de Hamid Karzai ser pashtun, como os moradores de Kandahar, Abdullah espera se aproveitar do fato de seu pai ter nascido na cidade para conseguir um bom resultado.

Abdullah denunciou "ameaças contra os organizadores e os observadores das eleições" e "representantes do governo usando e abusando de seu poder contra os outros candidatos". Estas irregularidades "foram mais evidentes em Kandahar do que em qualquer outra parte do país", insistiu.

"De um modo geral, as eleições de quinta-feira, ameaçadas pela violência, foram objeto de fraudes, mas o fato de as pessoas terem votado constitui um progresso", admitiu Abdullah.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;