Política Titulo Ausência
Vereadores ignoram ato solene em São Bernardo

Apenas oito dos 21 vereadores estiveram na cerimônia de aniversário da cidade, acompanhada por munícipes

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
19/08/2009 | 07:44
Compartilhar notícia


Menos da metade dos vereadores de São Bernardo compareceu ontem à sessão solene em alusão ao 456º aniversário da cidade, a ser comemorado amanhã. Apenas oito dos 21 vereadores - sendo um da oposição - estiveram na cerimônia, que foi acompanhada por autoridades e munícipes.

Gilberto França (PMDB), único parlamentar presente ao evento que não integra a base de sustentação do prefeito Luiz Marinho (PT), não se incomodou com a situação solitária. "Sempre preguei que fui eleito para representar o povo. Estar aqui mesmo sem os demais companheiros do grupo não altera nada", afirmou.

A questão política pela qual passa a cidade esteve na pauta dos discursos. São Bernardo teve uma das mais acirradas eleições do Estado, houve troca do grupo governista e o Legislativo está dividido entre o bloco a favor de Marinho e oposicionistas.

"A marca número um da nossa administração é a participação, a transparência, a inclusão. Ao longo do tempo, a máquina foi atrofiando. Temos de mudar a cultura do ‘não pode' para a incluir as pessoas no processo", salientou Marinho, referindo-se indiretamente ao antecessor William Dib (PSB).

O prefeito comentou ainda a relação com a Câmara, que no primeiro semestre foi conturbada, mas agora inclina para uma fase de mais diálogo. "Hoje, temos um Legislativo mais harmonioso. Era preciso calma para as coisas se arrumarem.", frisou o petista, que entrou na Justiça para mudar a interpretação da contagem de votos na Casa.

Além de França, estiveram na solenidade, os petistas Zé Ferreira, Tião Mateus e Matias Fiuza, Ramon Ramos (DEM), Estevão Camolesi (PTdoB), Marcelo Lima (PPS) e o presidente da Casa, Otávio Manente, também do PPS.

Pela segunda vez, Legislativo inaugura pédio anexo

Logo após a sessão comemorativa, a Câmara promoveu um outro ato oficial, este com a presença de mais parlamentares. Com direito a coquetel, foi inaugurado, pela segunda vez, o anexo I do Legislativo que abriga os gabinetes dos vereadores e algumas assessorias da Casa.

A primeira entrega do prédio foi efetuada dia 26 de novembro do ano passado, mas não houve atividades no local devido à insuficiência de energia da cabine primária. A Casa dispensou R$ 170 mil na contratação de empresa para corrigir a falha.

Desde segunda-feira os parlamentares já trabalham nas novas salas. O plenário e a presidência continuarão no antigo espaço. Uma passagem interliga o local de votação ao espaço recém-inaugurado. Os gabinetes deixados pelos vereadores passarão por reforma para abrigar parte da assessoria legislativa, sala de reuniões e de imprensa.

Ainda temos de nos adaptar, assim como a população que nos procura no prédio antigo”, observou Tião Mateus (PT). “São melhorias bem-vindas para atendermos os munícipes de maneira mais adequada”, comemorou Gilberto França (PMDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;