Internacional Titulo Paquistão
Exercito anuncia captura do principal porta-voz talibã paquistanês
Da AFP
18/08/2009 | 08:33
Compartilhar notícia


O principal porta-voz dos talibãs paquistaneses, aliados da rede terrorista Al Qaeda e responsáveis por uma onda sem precedentes de atentados, foi capturado na região noroeste do Paquistão, anunciaram as autoridades.

O "maulvi" (equivalente a mulá em urdu) Omar, porta-voz do TTP (Movimento dos Talibãs do Paquistão), foi preso durante a noite no distrito tribal de Mohmand, um dos redutos dos insurgentes.

O líder do TTP, Baitullah Mehsud, considerado o inimigo número um do Paquistão e por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de dólares, provavelmente morreu na semana passada em um ataque de avião sem piloto americano no Waziristão do Sul, zona tribal do noroeste paquistanês na fronteira com o Afeganistão.

Washington nem Islamabad conseguiram confirmar até o momento a morte de Mehsud.

Os seguidores de Mehsud negam a morte do líder, mas não apresentaram provas de que ele está vivo. O líder do TTP é considerado por Washington o principal "intermediário" entre a Al Qaeda e os talibãs paquistaneses, aliados por sua vez dos talibãs afegãos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;