Internacional Titulo Final
Clinton deixa a Coreia do Norte com jornalistas libertadas

A liberação das duas jornalistas só foi concedida após uma reunião de Bill Clinton com Kim Jong-Il

Do Diário OnLine
Com AFP
04/08/2009 | 10:59
Compartilhar notícia


O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton deixou a Coreia do Norte, na noite desta terça-feira, acompanhado das jornalistas Laura Ling e Eung Lee, que estavam sendo impedidas de deixar o país desde março do ano passado. Á época, elas foram acusadas pelo governo local de espionagem e foram condenadas a 12 anos de trabalho forçado.

"O ex-presidente Clinton abandonou a Coreia do Norte acompanhado de Laura King e Euna Lee. Eles estão a salvo e se dirigem para Los Angeles", onde as duas jornalistas "se reunirão com suas famílias", declarou o porta-voz do ex-presidente, Matt Mckenna.

A liberação das duas jornalistas só foi concedida nesta terça-feira, após o ex-presidente Bill Clinton se reunir com o mandatário norte-coreano, Kim Jong-Il. Segundo a agência oficial de notícias KCNA, os dois debateram várias questões que interessam os dois países.

Da AFP

"A libertação das jornalistas é uma manifestação da política humanitária e pacífica da Coreia do Norte", afirmou a KCNA. O governo de Barack Obama aprovou a missão, que foi planejada secretamente durante semanas, e se disse satisfeito com o desfecho das negociações.

As famílias das duas jovens ficaram "encantadas com a notícia do perdão. "Estamos muito gratos ao nosso governo. Agradecemos ao presidente Obama, à secretária de Estado (Hillary) Clinton e ao departamento de Estado americano por sua dedicação e o trabalho duro em nome dos cidadãos americanos".

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;