Internacional Titulo Política
Presidente da Autoridade Palestina reconhece os erros do Fatah
Da AFP
04/08/2009 | 08:57
Compartilhar notícia


O presidente palestino, Mahmud Abbas, reconheceu nesta terça-feira que seu partido, o Fatah, reunido em Congresso na Cisjordânia, cometeu erros que provocaram sua derrota frente ao movimento radical Hamas, de Gaza.

"Estivemos a ponto de perder o que restava da Autoridade Palestina, mas resistimos, agüentamos e tomamos iniciativas", declarou Abbas diante os delegados de seu partido reunidos em Belém, no primeiro Congresso do Fatah em vinte anos.

Durante este Congresso de três dias, na Cisjordânia, cerca de 2.300 delegados devem renovar o Comitê Central e o Conselho revolucionário, principais instâncias do Fatah, e adotar um novo programa político.

Fundado em 1959, pelo hoje falecido líder histório Yasser Arafat, o Fatah monopolizava o poder dentro da Autoridade Palestina desde 1994 antes de ser derrotado nas legislativas de 2006 pelos islamitas do Hamas que o expulsaram à força de Gaza em junho de 2007.

O Fatah é também tido por muitos palestinos como responsável pela corrupção e a insegurança nos territórios palestinos antes de a Autoridade palestina decidir combatê-los seriamente nos últimos anos.

O Congresso será apenas o sexto do Fatah, o último tendo sido realizado em Túnis, em 1989.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;