Diarinho Titulo Ronco
Boca de corneta
Do Diário do Grande ABC
26/07/2009 | 07:24
Compartilhar notícia


Seu irmão adora jogar travesseiros sobre você durante a noite? Ganhou o apelido de britadeira e não sabe por quê? As pessoas evitam dormir no mesmo quarto? Então, aceite a dura e barulhenta realidade: você ronca e pode nem ter percebido isso ainda. É o caso do garoto L.V., 12 anos, de São Bernardo.

"Só fiquei sabendo porque meu irmão me avisou. Isso já faz uns três anos." O irmão começou a perceber que o ronco de L.V. ficava mais alto quando estava muito cansado ou dormia de barriga para cima. "Eu ronco, mas meu pai ronca mais alto do que eu. Não fui ao médico ainda porque o ronco não me incomoda, só incomoda os outros", confessa.

Mas, não é assim tão simples. "O ronco sempre está associado a alguma doença. Precisa ser tratado", explica Fernando Veiga Angélico Jr., professor de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina do ABC. E quer saber de outra má notícia? O barulho só piora com a idade. "Em geral, a musculatura que envolve a garganta fica mais flácida, e a pessoa ganha peso, o que deixa o ronco pior", completa o médico.

Novo roncador - Na verdade, muitos roncam, mas o patológico (ou seja, o caracterizado por grandes vibrações e ruídos) é restrito a uma faixa da população. Apesar de o problema ser mais comum entre crianças pequenas e adultos acima dos 40 anos, cada vez mais adolescentes estão enchendo os consultórios dos otorrinolaringologistas.

Entre as principais causas estão o aumento da adenoide (tecido que fica no fundo do nariz e serve como proteção contra doenças) e/ou das amídalas, sinusite (inflamação dos seios da face), rinite (inflamação nasal), desvio de septo (cavidade menor em um dos lados do nariz) e até alterações anatômicas do maxilar e nariz. "Tudo o que causa a obstrução das vias respiratórias e faz respirar pela boca pode provocar o ronco", esclarece o médico.

A obesidade é outro grande complicador. Por causa do sobrepeso, há maior dificuldade para respirar, assim como ir dormir muito cansado ou depois de ingerir bebida alcoólica. "Quando os músculos da garganta estão muito relaxados, o barulho piora. A posição de dormir de barriga para cima relaxa a língua, que acaba indo para o fundo da garganta e, mais uma vez, fecha a passagem de ar."

O que fazer? - Como o ronco é sinal de que pode existir um problema no organismo, a primeira coisa a fazer é consultar um otorrinolaringologista. O médico vai realizar exames, como a polissonografia, no qual o paciente fica ligado a alguns sensores e dorme no hospital para que o sono e o ronco sejam analisados.

Dependendo do que for constatado, são indicados diferentes tratamentos. Se provocado por aumento da adenóide e/ou amídalas é, em geral, caso de cirurgia. Rinite e sinusite devem ser tratadas com remédios. Muitas vezes o médico recomenda que o paciente perca peso como parte do tratamento.

O caso mais sério é se o ronco vier acompanhado do que se chama de Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. Nesse caso, ocorre uma parada de respiração durante o sono que pode provocar pressão alta, insuficiência cardíaca e até derrame.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;