Diarinho Titulo Diarinho
Brincando de fazer comidinha

Crianças aproveitam as férias para ficar do lado da mãe, da avó ou da empregada para aprender a cozinhar

Bruna Gonçalves
Especial para o Diário
19/07/2009 | 07:55
Compartilhar notícia


Comer é bom, mas aprender a cozinhar e depois saborear o que fez poder ser melhor. É isso que uma galera está fazendo nas férias. Fica do lado da mãe, da avó ou da empregada para aprender os segredos da cozinha.

Integrante de uma família de cozinheiros, que produzem doces, salgos e marmitas, Jackqueline Vitória Petterin, 9 anos, de São Bernardo, aproveita as férias para curtir a cozinha. Desde muito pequena, ela observava os pais e a irmã mais velha e pedia para ajudar. "Com 5 anos, enrolava brigadeiro, guardava os salgadinhos nas embalagens e mexia os ingredientes na vasilha. Mas minha mãe dizia que era muito pequena para isso", lembra Jackqueline, que agora já faz bolo de cenoura sozinha.

Antes de começar a fazer qualquer coisa, ela toma os cuidados necessários, como lavar as mãos, prender o cabelo e colocar o avental. "Sou bem organizada. Depois sempre limpo tudo", garante. A menina conta que é a única entre as amigas que gosta de culinária. "Quero organizar um piquenique e fazer doces e bolo para elas."

Ao lado da avó - É nas férias que Gustavo Alves dos Reis, 10, de São Bernardo, coloca em prática os ensinamentos que aprendeu com a avó e seu livro de receitas. "Faço brigadeiro e saladas, mas o que fica mais gostoso é o arroz que faço como o da minha avó", afirma o garoto, que diz não ter segredo para isso.

O sucesso, porém, nem sempre é garantido. Uma vez, tentou fazer um lanche de forno e o resultado não foi o esperado. "A massa ficou tão dura que tive de jogar tudo fora", diz Gustavo. Entre os irmãos, ele é o que mais leva jeito na cozinha. (Supervisão Teresa Monteiro)

Chá de bonecas
Para mostrar às amigas o que sabe fazer, Flávia Ranieri de Freitas, 6, de Santo André, combinou um chá de bonecas com as amigas nas férias. "Gosto de chamá-las porque a gente brinca, come e se diverte", diz.

A menina curte ajudar a mãe na cozinha. Arruma a mesa, prepara o cereal do irmão, mexe os ingredientes e enxuga a louça. Para o chá de bonecas, ela escolheu bolo de brigadeiro. "Minha mãe fez a massa, ajudei a fazer cobertura e depois enfeitei com granulado para ficar bem bonito", explica.

O que as amigas acharam? "Ficou delicioso! Adoro quando a gente se reúne", diz Mirella Trevisan, 6, que também ajuda a avó a fazer bolo e descascar alho. Quem não tem ainda idade para isso brinca de fazer comidinha com as bonecas, como Giovana Martinez, 3. "Quando crescer, vou ajudar minha mãe que nem elas", diz.

Prepare um superlanche para reunir os amigos

Bolo de xícara

Ingredientes: 1 ovo pequeno, 3 colheres rasas de óleo, 4 colheres de leite, 4 colheres de farinha com fermento, 2 colheres de chocolate em pó, 4 colheres de açúcar, essência de baunilha e 1 xícara grande, usada como forma.

Cobertura: 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de açúcar, 2 colheres de leite e um pouquinho de manteiga (as medidas referem-se à colher de sopa).

Preparo: Bata o ovo dentro da xícara e, aos poucos, vá acrescentando o restante dos ingredientes. Mexa bem com uma colher. Coloque para assar no micro-ondas por três minutos em potência máxima. Enquanto isso, misture os ingredientes da cobertura e jogue sobre o bolo assado. Volte ao micro por mais meio minuto.

Bombom de leite em pó

Ingredientes: 1 lata de leite em pó integral (o instantâneo deixa o bombom quebradiço), a mesma medida de açúcar (use a lata de leite), 8 colheres de achocolatado e 1 copo de leite.

Preparo: Misture bem os ingredientes secos e depois acrescente o leite. Faça uma massa homogênea e enrole-a em bolinhas. Passe no açúcar.

Dica 1: Faça bombons recheados com uva ou morango. Antes, lave bem e seque a fruta com guardanapo de papel. Enrole a massa em torno dela e passe no açúcar ou chocolate.

Dica 2: Se preferir, substitua o leite por 1 vidro de leite de coco.

Nave espacial

Ingredientes: 4 unidades de hambúrguer, 1 pacote de minissalsicha, 1 caixa de minichicken (em formato de estrela), 4 pães de hambúrguer, 2 pães baby de hambúrguer, 4 fatias de queijo prato, fatias de tomate, alface, talos de salsinha, maionese e catchup.

Preparo: Peça para sua mãe preparar os hambúrgueres, os minichickens e as salsichas. Reserve-os. Recheie os pães com maionese, queijo, tomate, hambúrger e alface. Pegue os pães baby, espalhe maionese no meio. Coloque-o sobre o sanduíche. Espete os talos de salsinha no pãozinho para formar as antenas. Para fazer os quatro pés da nave, corte as extremidades das salsichas e coloque-as num prato. Apoie a nave sobre elas (pode espetá-las num palito antes) e distribua os chickens ao redor.

Bolo de cenoura

Anote a receita do bolo de cenoura da Jackqueline:

Ingredientes: 3 cenouras médias, 1/2 xícara de óleo, 3 ovos, 1 xícara de açúcar, 3 xícaras de farinha, 2 colheres de fermento.

Cobertura: 2 xícaras de leite, 5 colheres de chocolate em pó, 2 colheres de manteiga, 3 colheres de açúcar (as medidas referem-se à colher de sopa).

Preparo: Bata no liquidificador o óleo, os ovos e a cenoura bem picada. Despeje em uma vasilha e misture com o açúcar, a farinha e o fermento. Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, leve ao fogo todos os ingredientes da cobertura e deixe engrossar, mexendo sempre. Depois do bolo frio, espalhe a cobertura por cima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;